Topo

Lucas Silva superou desconfiança e xodó de Mano para ficar no Cruzeiro

Lucas Silva, meio-campista do Cruzeiro - © Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro
Lucas Silva, meio-campista do Cruzeiro Imagem: © Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

10/05/2018 04h00

Lucas Silva mudou a opinião de Mano Menezes e da cúpula do Cruzeiro sobre o seu futebol. Perto de deixar o clube, o volante se tornou peça fundamental da equipe e deve prorrogar o contrato de empréstimo em breve.

Com vínculo até 30 de junho de 2018, o meio-campista de 25 anos recebeu chances na equipe por conta do momento de Ariel Cabral e a condição física de Lucas Romero. No entanto, para se manter no time e, consequentemente, ter uma proposta para seguir na Toca da Raposa, o atleta precisou convencer Mano Menezes, técnico que se opôs à sua chegada.

Para entender a situação de Lucas Silva é preciso voltar a fevereiro de 2017, quando ele foi contratado por empréstimo até junho do ano seguinte. À época, a negociação foi feita sem o aval de Mano Menezes. O gaúcho fez objeção por achar que o elenco era bom o suficiente para a temporada. A diretoria que estava à frente do clube o contratou devido às condições do negócio. No primeiro ano, os mineiros não pagaram os salários do jogador. Hoje, os vencimentos são divididos de forma igualitária com o Real Madrid.

Em seu primeiro ano na Toca da Raposa II, participou de 36 partidas, sendo 20 como titular. A maioria dos duelos que atuou nesta condição era ao lado de outros reservas do elenco.

No início de 2018, seguiu fora dos planos da comissão técnica - até abril, fez seis jogos pela equipe. A ausência de oportunidades obrigou a diretoria a comunicá-lo que ele não teria o contrato de empréstimo renovado. Membros do seu estafe chegaram a oferecê-lo ao Santos.

Neste período, Lucas Silva recebeu a última chance para mudar a opinião de Mano Menezes. Diante da má fase de Ariel Cabral e do problema clínico de Lucas Romero, o atleta foi escalado no jogo contra a Universidad de Chile, em Santiago, pela terceira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores. Ele correspondeu e permaneceu entre os titulares.

Desde a sua primeira atuação na Libertadores até hoje, Mano Menezes e o vice de futebol Itair Machado se reuniram pelo menos duas vezes para falar sobre o volante. As atuações recentes haviam agradado e ele passou a ser visto como peça interessante para o plantel. O auge foi na goleada por 7 a 0 sobre a mesma La U, no Mineirão. Presente por 90 minutos, Lucas participou ativamente de pelo menos três gols da equipe naquela noite.

Após a vitória por 4 a 0 sobre o Vasco, a vida do camisa 16 na Toca da Raposa II já tinha mudado completamente. A diretoria se reuniu e preparou uma oferta para enviar ao Real Madrid, clube com o qual tem contrato até julho de 2021. No início desta semana, a cúpula oficializou a intenção de que ele permaneça pelo menos até dezembro deste ano. Como o Real Madrid não faz objeção em relação à manutenção do atleta no Brasil, é possível que o acordo seja sacramentado nos próximos dias.

Revelado nas divisões de base do Cruzeiro, Lucas Silva custou 15 milhões de euros (R$ 45 mi à época) aos cofres do Real, em janeiro de 2015. O atleta, porém, jamais se firmou no Santiago Bernabéu. Desde que chegou à capital da Espanha, foi emprestado ao Olympique de Marselha, da França, e iria para o Sporting, de Portugal, mas não foi aprovado nos exames médicos. Depois de seis meses sem jogar, voltou ao Brasil para jogar na Raposa.