Topo

Renato Gaúcho chama Fábio Koff de pai e lamenta morte: "Um grande homem"

Renato Gaúcho e Fábio Koff tinham ótima relação no Grêmio desde o passado - Wesley Santos/Pressdigital
Renato Gaúcho e Fábio Koff tinham ótima relação no Grêmio desde o passado Imagem: Wesley Santos/Pressdigital

Do UOL, em Porto Alegre

10/05/2018 12h05

Através de nota oficial, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, lamentou a morte do ex-presidente Fábio Koff, ocorrida nesta quinta-feira (10). O treinador chamou o antigo mandatário de pai e sublinhou a ótima relação que tinham. 

"Tive a honra e o prazer de conhecer o Dr. Fábio Koff no início da minha história no Grêmio. Um Homem com todos os predicados que um Grande Homem tem de ter. Foi como um pai para mim e sempre disse isso a ele e a todos que me perguntavam sobre  a nossa relação. Estou muito triste com a notícia do seu falecimento e tenho absoluta certeza de que não é só o Grêmio que sentirá sua falta. O futebol brasileiro perde um grande homem. Depois de ganharmos o Mundo em 1983, voltamos a trabalhar juntos em 2013 e sempre que possível mantínhamos contato. Tenho certeza de que ele nos deixa muito satisfeito com tudo que o Grêmio tem feito dentro de campo. Obrigado por todos os ensinamentos, Dr. Fábio", diz a nota na íntegra divulgada pela assessoria de imprensa do treinador. 

A relação entre Renato e Koff era antiga. Foi o mandatário que contratou Portaluppi para o Grêmio no início dos anos 1980. Juntos eles conquistaram a Libertadores e o Mundial de 83. Depois de outras glórias em parceria, Koff contratou Renato para treinar o Grêmio em 2013 na campanha do vice-campeonato brasileiro daquele ano. 

Tratar Koff por 'pai' não é novidade na vida de Renato. Sempre que possível o treinador repetia tais palavras de respeito ao mandatário. Era um dos pilares da relação dele com o clube.

Mesmo entre adversário, a morte de Koff foi tratada com bastante respeito. Odair Hellmann, técnico do Internacional, também prestou condolências nesta quinta.

"Gostaria de prestar minha solidariedade, pêsames e sentimentos à família do Fábio Koff. Um grande dirigente do futebol brasileiro e do futebol gaúcho. Meus sentimentos à família", declarou. 

Fábio Koff morreu aos 86 anos vítima de uma infecção generalizada na madrugada desta quinta. O velório do ex-presidente, que também foi mandatário do Clube dos 13 por 15 anos, ocorrerá nesta tarde, na Arena.