Topo

Fluminense espera transformar dificuldades na Bolívia em marco de superação

Fluminense conseguiu passar pelo Nacional de Potosí - Reginaldo Pimenta/Raw Image/Estadão Conteúdo
Fluminense conseguiu passar pelo Nacional de Potosí Imagem: Reginaldo Pimenta/Raw Image/Estadão Conteúdo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/05/2018 07h58

Mudança de logística em cima da hora, uma partida disputada nos 4.070 metros de altitude de Potosí e um gramado criticado por todos os jogadores são ingredientes de uma receita que pode resultar em um produto final ruim.

Para o Fluminense, no entanto, a derrota por 2 a 0 para o Nacional Potosí, pela Copa Sul-Americana, nessa quinta-feira, serve como um "marco" para uma possível reedição do "Time de Guerreiros", apelido que os torcedores deram ao Flu de 2009, responsável por livrar o clube de um quase consumado rebaixamento no Campeonato Brasileiro, além de dar um fôlego extra para atingir os objetivos até o fim da temporada.

No vestiário do Estádio Victor Agustín Ugarte, o sentimento dos tricolores era o de que a partida na Bolívia pode significar o início de uma nova história de superação, algo que já vinha ganhando força ao longo desta caminhada em 2018. Entre balões de oxigênio, o goleiro Júlio César destacou a união do elenco do Flu, que mesmo com a derrota classificou-se e ainda convive com algum descrédito entre os torcedores.

Já o técnico Abel resumiu o sentimento coletivo após a jornada pela Copa Sul-Americana. Ao SporTV, o treinador sintetizou o orgulho tricolor após a derrota na altura boliviana.

"A gente tem de ficar orgulhoso desses caras, foi na unha, na alma. O torcedor tem de ficar orgulhoso", comemorou ele, que revelou ter passado mal e recorrido ao chá de coca.

Mais experiente do elenco, o zagueiro Gum ressaltou que o discurso do elenco foi colocado em prática em Potosí. Remanescente da equipe de 2009, o zagueiro falou sobre o espírito de luta na Bolívia, e a necessidade de vivenciar juntos as dificuldades.

"Comentamos antes do jogo: vamos sofrer juntos e depois, classificados, vamos voltar dando risada de algumas situações, com alguém passando mal ou caindo", disse o experiente jogador.

Com a vaga na mão, o time de Abel Braga aguarda o sorteio para saber quem será o rival pela próxima fase. Após a missão cumprida, a equipe volta suas atenções para o Brasileiro. Na segunda, o Fluminense visita o Botafogo, às 20h, no Nilton Santos.