Topo

Rodrigo Caio celebra aval médico do SP e recuperação de lesão antes da Copa

Rodrigo Caio pode reforçar o São Paulo neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro - Rubens Chiri/saopaulofc.net
Rodrigo Caio pode reforçar o São Paulo neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Rubens Chiri/saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 04h00

O zagueiro do São Paulo Rodrigo Caio está com a sensação de dever cumprido e uma motivação extra para querer ser relacionado para o jogo deste domingo (13), contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta semana, o zagueiro terminou o trabalho de recuperação física após lesão no pé esquerdo e está considerado apto clinicamente para voltar a jogar. A maior preocupação do defensor era não conseguir estar em plena condição quando Tite vai divulgar a lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo - na segunda-feira (14).

O são-paulino sofreu a lesão no pé esquerdo durante o jogo contra o Ceará, no dia 22 de abril, em Fortaleza. Na ocasião, ele saiu de campo temendo pelo pior e, chorando, passou pela cabeça a possibilidade de não ter condições físicas de representar o país no Mundial da Rússia, mas os exames não detectaram fratura e a recuperação foi da maneira esperada. Nesta quinta-feira (10), ele já participou normalmente do treino do São Paulo, no CT da Barra Funda, já de olho no retorno ao Campeonato Brasileiro.

A disputa por uma vaga entre os convocados não é fácil e Rodrigo Caio tem consciência de que é visto como zebra por muitos, até mesmo por causa do momento não tão positivo do São Paulo em comparação com outras equipes. Como Marquinhos, Thiago Silva e Miranda estão garantidos, Rodrigo briga com Pedro Geromel, sendo que Jemerson e Gi aparecem com chances mais remotas.

Na avaliação do zagueiro do Tricolor paulista alguns pontos podem pesar a seu favor. Quando convocado, Rodrigo Caio acredita ter feito bons treinamentos e mostrado serviço para a comissão técnica da seleção. A experiência como titular na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, atuando ao lado de Marquinhos, também pode contribuir para a avaliação de Tite. Outro quesito favorável seria a polivalência - no São Paulo ele já atuou em diversas funções (lateral direito, zagueiro e volante).

No total, Rodrigo Caio soma oito convocações para a seleção principal. Nos últimos amistosos, contra a Rússia, dia 23 de março, em Moscou, e a Alemanha, dia 27, em Berlim, ele integrou a delegação, mas não foi utilizado.