Topo

Federação do Rio veta árbitros paraibanos após intervenção da CBF

Rubens Lopes, presidente da Federação do Rio, solicitou veto a árbitros paraibanos - Divulgação/Ferj
Rubens Lopes, presidente da Federação do Rio, solicitou veto a árbitros paraibanos Imagem: Divulgação/Ferj

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/05/2018 17h37

Diante das polêmicas na arbitragem brasileira nas últimas semanas, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) enviou ofício à CBF solicitando que a Comissão Nacional de Arbitragem vete profissionais do quadro da Paraíba em jogos de times cariocas.

Também no ofício endereçado ao Coronel Nunes, presidente da confederação, e Coronel Marinho, chefe da comissão de arbitragem, a Ferj reforça ainda que os árbitros do quadro do Rio não sejam escalados em partidas de equipes paraibanas. O pedido é para que tal panorama seja mantido até que a CBF restitua e declare a normalidade na Federação Paraibana de Futebol.

Na última segunda-feira (14), o Comitê de Ética da confederação determinou o afastamento temporário do presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, um dos alvos da Operação Cartola – que investiga um enorme esquema de corrupção no Estado.

Presidente da Federação Paraibana suspenso - Divulgação/Federação Paraibana de Futebol - Divulgação/Federação Paraibana de Futebol
Amadeu Rodrigues, da Federação Paraibana de Futebol, foi suspenso pela CBF
Imagem: Divulgação/Federação Paraibana de Futebol

O Comitê ainda suspendeu os árbitros locais. Ainda assim, a Ferj enviou o ofício solicitando o veto definitivo no Rio, temendo uma reversão da pena.

Deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público da Paraíba no começo de abril, a Operação Cartola é resultado de mais de seis meses de investigações e tem por objetivo apurar os crimes cometidos por uma organização composta por membros da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (Ceaf), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB) e dirigentes de clubes de futebol profissional do Estado da Paraíba (os cartolas).

Como resultado da Operação Cartola, árbitros citados nas investigações já foram suspensos das escalas de arbitragem da CBF. Além disso, um dos principais alvos das investigações da Polícia Civil e Ministério Público da Paraíba, o ex-árbitro José Renato Soares, foi demitido da presidência da Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf).

Com a investigação em curso e o presidente afastado, a FPF será comandada por um interventor nomeado pela CBF. O auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Dr. Flávio Boson Gambogi, irá conduzir as atividades da Federação Paraibana até a conclusão das investigações. Durante este período, ele estará licenciado de suas funções no STJD.