Topo

Vice do Fla diz 'confiar muito' em Guerrero e torce por diminuição de pena

Do UOL, em Santos (SP)

19/05/2018 22h54

Mesmo com o contrato novamente suspenso, Paolo Guerrero não deixa de ser pauta no Flamengo. Após o empate por 1 a 1 no clássico contra o Vasco, neste sábado (19), o vice de futebol do clube rubro-negro, Ricardo Lomba, falou sobre a situação do atacante peruano, disse ‘confiar muito’ em sua inocência e admitiu de certa forma que o jogador só deve voltar a vestir a camisa do Fla caso a pena por doping seja diminuída em recurso na Suíça.

Um dia depois de o atacante ter a suspensão ampliada para 14 meses pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne (Suíça), no começo da semana, seu advogado, Pedro Fida, revelou que tentará um recurso junto ao Superior Tribunal Federal da Suíça. E é nesta tentativa que o Flamengo se apoia para, quem sabe, voltar a contar com o jogador antes do previsto.

“O que a gente tem que fazer agora é torcer, a gente acredita na inocência do jogador, confia muito nele, mas tem que acatar a decisão. Enquanto não for revertido, a gente não conta com o jogador”, disse o dirigente rubro-negro, citando a suspensão do contrato de Guerrero.

“O contrato vai até 10 de agosto, a informação que a gente tem do jurídico é que com esse tipo de pena há a suspensão do contrato, questão legal mesmo, a legislação impõe isso. A gente lamenta. Quanto à renovação, o atleta só pode jogar em janeiro... É torcer para que ele tenha sucesso na Suíça. Mas por enquanto a gente não pode contar com esse atleta”, acrescentou.

Ricardo Lomba confirmou ainda que o Flamengo já estuda uma possível peça de reposição para a vaga de Guerrero: “Não pelo aspecto salarial, mas sim porque é um jogador importante e a saída de um jogador desse nível sugere que a gente pense em um reforço para a equipe. Com calma a gente vai decidir isso”.

Ricardo Lomba foi apresentado nesta sexta (6): novo vice de futebol do Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Com a ampliação do gancho de Paolo Guerrero por doping, o Flamengo voltou a suspender o contrato do centroavante peruano. Como o vínculo se encerraria antes de o jogador poder voltar aos campos, a tendência é que ele deixe o clube.

Na última segunda-feira (14), Guerrero ficou sabendo que a Fifa ampliou sua punição por doping para 14 meses. Guerrero testou positivo no último dia 5 de outubro para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína e da folha de coca, após o empate sem gols entre Peru e Argentina, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Com isso, a pena de Guerrero termina em janeiro. No entanto, seu contrato com o Flamengo se encerra no dia 10 de agosto. Com isso, a tendência é o fim do relacionamento entre o clube e o jogador.

O contrato de Guerrero com o Flamengo não deve ser renovado, e uma rescisão antecipada não está descartada. O jogador chegou ao clube em 2015 e venceu o Campeonato Carioca de 2017 com a camisa rubro-negra.