Topo

Lesões recorrentes de jogadores viram tema de briga política no Vasco

Giovanni Augusto tem sofrido com lesões no Vasco e não tem sequência - Rafael Ribeiro/FramePhoto/Estadão Conteúdo
Giovanni Augusto tem sofrido com lesões no Vasco e não tem sequência Imagem: Rafael Ribeiro/FramePhoto/Estadão Conteúdo

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/05/2018 04h00

As lesões recorrentes de jogadores do Vasco têm dado muito mais que dores de cabeça ao técnico Zé Ricardo. A situação agora virou motivo para brigas políticas no conturbado ambiente do clube.

Após a derrota para o Bahia por 3 a 0 em Salvador (BA) – quando Kelvin, Bruno Silva e Rafael Galhardo deixaram o campo lesionados - o ex-vice de futebol Eurico Brandão, o Euriquinho, filho de Eurico Miranda, não poupou críticas ao planejamento da atual diretoria e criticou a demissão do ex-gerente científico Alex Evangelista, idealizador do Caprres (Centro Avançado de Prevenção, Recuperação e Rendimento Esportivo).

Porém, antes de ser demitido, o próprio Evangelista foi alvo de diversas críticas, fato que deixou a situação insustentável. Com sua saída após a posse do presidente Alexandre Campello, que é ortopedista, uma grande reformulação no departamento médico foi feita e três sócios do mandatário foram empregados, o que gerou denúncia e investigação no Conselho Deliberativo.

Na ocasião, Campello precisou dar explicações perante os conselheiros junto com outras acusações, num processo que quase culminou na abertura de um impeachment. Atualmente, os quadros que mais têm gerado críticas são os dos meias Giovanni Augusto e Thiago Galhardo, que apresentaram contusões recorrentes.

Para a partida desta quarta-feira, contra o Paraná, em São Januário, Zé Ricardo poderá não contar com até cinco jogadores por conta de lesão: Kelvin, Bruno Silva, Rafael Galhardo, Thiago Galhardo e Werley.

"É sempre muito triste ver atletas com lesões, já passei por isso. Mas as ocasiões criam oportunidades, prefiro ver dessa forma. Vamos pensar positivo, porque quem entrar vai nos ajudar a conseguir o resultado positivo. Todos trabalham de maneira séria", declarou o goleiro Fernando Miguel.

Rildo, se recuperando de uma luxação no ombro esquerdo, e Paulinho, em tratamento de uma fratura no cotovelo direito, são outros que completam o departamento médico.

O caso mais grave e que gera mais polêmica é o do volante Marcelo Mattos, que há quase dois anos não atua por conta de problemas recorrentes nos joelhos. Sua situação gerou atritos com Alex Evangelista ano passado e no inicio de 2018.