Topo

Ainda "interino", Barbieri é quem menos perdeu no Flamengo em 13 jogos

O interino Maurício Barbieri orienta treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu - Gilvan de Souza/ Flamengo
O interino Maurício Barbieri orienta treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/05/2018 04h00

O status de "interino" não muda para Maurício Barbieri no Flamengo. A denominação é uma questão de segurança na análise da diretoria, sobretudo do presidente Eduardo Bandeira de Mello. O jovem técnico, no entanto, já é tratado com um pouco mais de prestígio nos bastidores. Se o desempenho do time rubro-negro ainda deixa a desejar, os números sustentam o comandante de maneira absolutamente positiva.

Entre os treinadores interinos que passaram pelo Flamengo nos últimos anos e que tiveram certa relevância, Maurício Barbieri é quem menos perdeu em 13 jogos realizados. Foi apenas uma derrota até aqui - os 3 a 2 para a Chapecoense, no dia 13 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.

Jayme - Alexandre Vidal/Fla Imagem - Alexandre Vidal/Fla Imagem
Entre os interinos e em números gerais, Barbieri só é superado por Jayme no Fla
Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem
Barbieri obteve ainda seis vitórias e o mesmo número de empates. Ele se segurou no cargo, principalmente, por ter classificado o Flamengo na Copa Libertadores e também na Copa do Brasil. Foram 24 pontos conquistados em todas as competições até o momento.

Maurício supera Zé Ricardo, Jayme de Almeida e Andrade na questão do número de derrotas na mesma quantidade de jogos. Os interinos anteriores, porém, já haviam sido efetivados na ocasião da 13ª partida.

No geral, Barbieri tem números melhores também do que Zé Ricardo (23 pontos) e Andrade (19 pontos). Ele só é superado pelo veterano Jayme de Almeida (25 pontos), que em 2013 conquistou sete vitórias, quatro empates e foi derrotado duas vezes.

Por enquanto, o Flamengo mantém os planos de não efetivar Maurício Barbieri. Desta forma, o treinador foge do "olho do furacão" ocasionado pelo peso do cargo e, de certa forma, tem um escudo poderoso em um clube de tanta pressão. No discurso, porém, não resta dúvida de que ele é o comandante rubro-negro, sabedor de que precisa de resultados para continuar.

“O Barbieri é um técnico excelente. Apesar de jovem, ele tem qualidade e experiência. O trabalho é muito bom. O grupo de jogadores comprou a ideia e o abraçou”, comentou o zagueiro Léo Duarte.

Barbieri e os últimos interinos campeões no Flamengo:

Maurício Barbieri - 13 jogos / 24 pontos

6 vitórias
6 empates
1 derrota

Zé Ricardo (Carioca 2017) - 13 jogos / 23 pontos

7 vitórias
2 empates
4 derrotas

Jayme de Almeida (Copa do Brasil 2013 e Carioca 2014) - 13 jogos / 25 pontos

7 vitórias
4 empates
2 derrotas

Andrade (Brasileiro 2009) - 13 jogos / 19 pontos

5 vitórias
4 empates
4 derrotas