Topo

Zidane surpreende e anuncia saída do Real mesmo após 3º título na Champions

Pierre-Philippe Marcou/AFP
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP

Do UOL, com informações da EFE

31/05/2018 08h12

No comando do Real Madrid desde janeiro de 2016, o treinador Zinedine Zidane surpreendeu ao anunciar, em entrevista nesta quinta-feira (31), que deixará o clube que dirigiu nos títulos das três últimas edições da Liga dos Campeões.

O anúncio de uma entrevista coletiva inesperada nesta manhã já aumentou os rumores sobre um possível adeus do técnico, com a rádio "Cadena Ser" adiantando a saída, que acabou confirmada pelo próprio treinador.

"Eu tomei a decisão de não continuar como técnico do Real Madrid, é um momento raro, mas esse time precisa de uma mudança para continuar ganhando, precisa de outro discurso, outra metodologia de trabalho e é por isso que tomei essa decisão", disse.

Presente na entrevista, o presidente do Real Madrid também demonstrou surpresa com a decisão de Zidane, "Quero agradecer-lhe por sua dedicação, seu amor e tudo o que fez pelo Real Madrid nesses anos. Não é um adeus, este é um vê-lo em breve. Mas se ele precisa de uma pausa, ele também merece isso", disse.

"Depois de vencer uma Liga dos Campeões, é uma decisão inesperada, mas só podemos tomar a decisão e respeitá-la. Isso causou um grande impacto em mim quando ouvi a decisão. Eu gostaria de convencê-lo, mas sei como ele é", completou.

Zidane - AP - AP
Zidane deixa Real Madrid em alta
Imagem: AP
Apesar de levar ao clube ao terceiro título seguido da Liga dos Campeões, Zidane viveu uma temporada irregular no Real Madrid, com uma campanha que não o colocou na briga efetiva pelo título do Campeonato Espanhol com o Barcelona.

No começo de 2018 a imprensa espanhola começou a noticiar sobre um desgaste de Zidane e uma possível decisão de deixar o clube. A arrancada na Liga dos Campeões abafou o rumor e o treinador deu em entrevistas indicações de que continuaria, mas mesmo após a conquista do título optou pela saída. o Real foi campeão no último sábado ao bater o Liverpool por 3 a 1 na decisão europeia.

Além dos três títulos da Liga dos Campeões, Zidane levou o Real Madrid às conquistas do Espanhol (2016/2017), de dois Mundiais de Clube (2016 e 2017), de duas Supercopas da Europa (2016 e 2017) e de uma Supercopa da Espanha (2017).

Números de Zidane no Real

Sob o comando do ex-jogador, o time de Madri alcançou a maior sequência invicta de sua história, ficando 40 jogos sem perder, entre abril de 2016 e janeiro de 2017, em todas as competições que participou no período.

Na temporada atual, o Real atingiu a marca de 16 vitórias consecutivas no Campeonato Espanhol, igualando marca estabelecida em 2010-2011, pelo Barcelona, que era dirigido na época pelo espanhol Josep Guardiola.

Em finais, o Real sempre saiu campeão durante a passagem de Zidane como treinador. Ao todo, foram oito êxitos, com direito a média de 2,55 gols por jogo, nas partidas de disputa de título.

Durante todo o período em que comandou os "merengues", o francês venceu 104 dos 149 jogos em que trabalhou, o que representa 69,79% de êxito. Além disso, empatou 29 vezes e perdeu apenas 16.