Topo

Luxa ainda seria o técnico nº 1 se fizesse uma autoanálise, diz Marcelinho

Marcelinho e Luxemburgo juntos na época de Corinthians - Fernando Santos/Folhapress
Marcelinho e Luxemburgo juntos na época de Corinthians Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

01/06/2018 11h42

Ídolo histórico do Corinthians, o ex-jogador Marcelinho Carioca aconselhou o técnico Vanderlei Luxemburgo a fazer uma autoanálise para voltar a figurar entre os melhores técnicos do Brasil. Em entrevista à “ESPN Brasil”, Marcelinho elogiou a nova geração de treinadores, mas disse que a velha guarda ainda pode manter seu espaço caso se recicle.

"Para ser sucinto e claro, o jogador com nome, o ídolo da torcida, o treinador que não tem muito nome chegar segura bem mais para dar uma dura. Eu acho de grande valia (a renovação), porque essa safra tem treinadores qualificados, capacitados, que estudam bastante", disse.

"Mas o ‘projeto’ funciona bem”, continuou, imitando Luxemburgo em sua famosa palavra. “Se o Vanderlei fizesse uma autoanálise da carreira atual e pudesse dar dois passos para trás para ganhar 10, ainda seria o número um, porque era um cara diferenciado. Está ultrapassado? Não, ele tem a sabedoria, tem o nome que coloca respeito, precisaria ser um pouco mais humilde, se qualificar mais, se renovar e aí ele estaria no topo", completou.

Ao citar Luxemburgo, atualmente sem clube, Marcelinho Carioca disse que tem essa opinião independente dos problemas que teve com o treinador nos tempos de Corinthians. Ele chegou a falar que Luxemburgo o atrapalhou em alguns objetivos de carreira, mas que não guarda mágoa.

"Eu não sou de fazer média, sou autêntico e transparente eu torço para o Vanderlei fazer a autocrítica, voltar ao cenário. Só quem trabalhou com ele sabe da capacidade, da inteligência... Não estou aqui para fazer média, nunca mais falei com ele, mas não guardo mágoa", disse

"Ele me tirou a artilharia, não me levou para a Copa América de 1999 e me tirou a da Olimpíada de 2000. Mas eu vejo a virtude nele. Se pegarem 10 jogadores que trabalharam com ele, 9 vão citar ele. Torço para ele chegar junto a essa safra e mostrar porque é um treinador campeão", completou.

De qualquer forma, Marcelinho disse ser importante a renovação dos treinadores e disse que, apesar dos desafios, é bom ver seus dois ex-clubes se enfrentando no próximo domingo com jovens no banco. No caso, Osmar Loss no Corinthians e Maurício Barbieri no Flamengo  

“Perdemos Valdir Espinosa, Joel Santana, perdemos vários treinadores de nome que não conseguiram resultados. Agora vêm a nova geração ganhando espaço, mas eles precisam de título para se firmar. O mesmo com o Carille, que precisou ser campeão para ter respeito. Mas isso é bom para o futebol, tira do ciclo vicioso e abre espaço para nos novos treinadores que estiveram chegando”, analisou.