Topo

Zé Ricardo se desgastou com atrasos salariais e decisões da diretoria

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/06/2018 04h00

Zé Ricardo alegou à diretoria "motivos pessoais" para ter pedido demissão do cargo de treinador do Vasco após a derrota para o Botafogo por 2 a 1, neste sábado, em São Januário. Os pontos em questão passam por um grande desgaste do técnico com os problemas corriqueiros do clube desde quando assumiu, em agosto do ano passado.

Ainda em 2017, o treinador teve o seu primeiro incômodo com os salários atrasados, que chegaram a bater quase três meses. Zé tomou frente do grupo e cobrou algumas vezes um posicionamento da diretoria. Mesmo com esse ambiente, conseguiu levar a equipe para a Libertadores com uma campanha surpreendente.

Em seguida, veio a conturbada eleição do clube e um cenário de total indefinição, que culminou com um desmanche do elenco no fim do ano, tendo saído peças importantes como Nenê, Anderson Martins, Mateus Vital e Madson.

Já insatisfeito, deu mais um voto de confiança à diretoria, mas mesmo com uma nova gestão, comandada pelo presidente Alexandre Campello, os atrasos salariais continuaram acontecendo, algo que o deixou bastante irritado. 

No episódio do afastamento dos jogadores no Chile, quando Wellington, Paulão, Evander e Gabriel Félix postaram fotos polêmicas nas redes sociais e foram punidos, Zé Ricardo apenas foi comunicado da decisão pela diretoria e teve que aceitar não contar com o quarteto nas últimas três partidas mesmo com uma série de desfalques.

Na última sexta-feira, o treinador autorizou uma troca do meia Evander pelos jogadores do Atlético-MG Lucas Cândido e Marquinhos. No entanto, Campello entrou no negócio e resolveu cancelar a transação.

Diretor-executivo do Vasco, Paulo Pelaipe explicou a situação após o pedido demissão. "Houve uma decisão da diretoria do Vasco, do presidente. Para iniciar a negociação, teve o 'ok' (do Zé Ricardo). Quando achamos que não era o melhor para o clube, o presidente nos telefonou e disse que, neste momento, não via a negociação de forma positiva".

O Vasco passará a procurar outro treinador a partir deste domingo. Por enquanto, o time será treinado pelo interino Valdir Bigode.

No Vasco, Zé Ricardo conseguiu classificar o Cruzmaltino para a Copa Libertadores após seis anos e foi vice-campeão carioca este ano. Ele somou 50 jogos, sendo 22 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. O aproveitamento foi de 52,7%.