Topo

Vasco anuncia retornos de Jorginho e PC Gusmão e demite executivos

Jorginho havia sido campeão carioca de 2015 pelo Vasco e retorna após deixar Ceará - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Jorginho havia sido campeão carioca de 2015 pelo Vasco e retorna após deixar Ceará Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/06/2018 19h39

O Vasco não demorou muito para suprir a saída de Zé Ricardo no comando da equipe. Na noite desta terça-feira o clube anunciou não só o retorno do técnico Jorginho, campeão carioca de 2015, como também o de PC Gusmão, que agora ocupará o cargo de coordenador técnico. Além disso, demitiu o diretor-executivo, Paulo Pelaipe, e o gerente de futebol, Newton Drummond. 

Em suas primeiras palavras, Jorginho falou em "honra" e "união".

"Voltar ao Club de Regatas Vasco da Gama, além de ser uma honra, é a certeza de que deixei as portas abertas nesta grandiosa instituição. O trabalho começa desde já e a expectativa é que possamos alcançar os objetivos traçados com dedicação e união entre elenco, comissão, diretoria e torcida. Torcida essa que já tive o prazer de ter ao lado como jogador e treinador, sabendo exatamente como ela é fundamental para nosso sucesso", disse ao site oficial do Vasco.

Com a chegada de Jorginho, outra mudança acontece na preparação física: Joelton Urtiga - membro da comissão técnica fixa do novo treinador - retorna e Ricardo Henriques, que já estava no clube, assume o cargo de coordenador físico.

A vice-presidência de futebol fica vaga e será criado um comitê gestor, onde um dos integrantes pode ser Ercolino de Luca, que foi VP de futebol na gestão Roberto Dinamite.

Reunião aconteceu na segunda

A negociação com Jorginho foi tocada exclusivamente pelo presidente do Vasco, Alexandre Campello, num já claro sinal de que a relação com Paulo Pelaipe havia chegado ao fim. O encontro entre Campello e o treinador aconteceu ainda na noite da última segunda, quando o técnico desembarcou no Rio de Janeiro após se desligar do Ceará em 15 dias e com apenas três partidas disputadas.

Embora tenha sido contratado, Jorginho ainda não comandará o Cruzmaltino na partida desta quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Mineirão (BH). A equipe terá à beira do campo o auxiliar Valdir Bigode.

O novo treinador, além do título carioca, quase livrou o clube de um rebaixamento que era dado como certo no primeiro ano, quando chegou no meio da campanha que tinha apenas 13 pontos no primeiro turno. Na Série B da temporada seguinte, porém, penou para alcançar o acesso, que só foi obtido na última rodada.

Ximenes cotado para diretor-executivo

Para o cargo de Pelaipe o mais cotado é Felipe Ximenes, com passagens pelo próprio Vasco e também por Flamengo, Fluminense, Coritiba e Goiás. Atualmente ele está sem clube.

Campello amigo de PC Gusmão

Alexandre Campello é amigo pessoal de PC Gusmão, com quem trabalhou no Vasco em outras épocas. O ex-treinador já vinha sendo indicado há algumas semanas por pessoas próximas ao presidente, assim como o lobby que acontecia para que Paulo Pelaipe fosse demitido. 

A última passagem de PC Gusmão pelo Cruzmaltino foi em 2010, ainda como técnico. Este ano ele trabalhou em dois clubes e não teve sucesso ficando pouco tempo: uma vitória, quatro empates e cinco derrotas com Madureira e Santa Cruz. 

*Mais informações em instantes