Topo

Atlético-MG precisa atingir 100% até a Copa para atingir meta do presidente

Atlético-MG precisa de aproveitamento perfeito para alcançar meta imposta por presidente Sérgio Sette Câmara - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG precisa de aproveitamento perfeito para alcançar meta imposta por presidente Sérgio Sette Câmara Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/06/2018 04h00

“Eu vejo o nosso time como um time que está em quinto ou sexto hoje no Campeonato Brasileiro e que antes da Copa, com absoluta certeza, ele vai estar entre os três primeiros, dentro da sequência de jogos que nós temos aqui”, disse o presidente do Atlético-MG, Sérgio Sette Câmara, após a eliminação na Copa Sul-Americana.

No entanto, dentro de campo, as coisas não estão saindo como desejava o dirigente. O time alvinegro já acumula três rodadas sem vitórias, sendo duas delas em Belo Horizonte, contra Flamengo e Chapecoense, quando somou apenas um dos seis pontos possíveis. Porém, o Galo ainda pode chegar na terceira colocação até a parada da Copa do Mundo, desde que tenha 100% de aproveitamento nas próximas três rodadas, até a paralisação do Brasileirão.

O primeiro compromisso é nesta quinta-feira, diante do América-MG. O jogo é na capital mineira, no Independência, mas o Atlético vai atuar como visitante. O mando de campo é do rival, que disponibilizou apenas um setor do estádio para a torcida atleticana, que terá direito a pouco mais de 2 mil ingressos.

Depois do América, o Atlético vai jogar mais duas vezes em BH, com Fluminense e Ceará. Caso conquiste os nove pontos que vai disputar até o Mundial da Rússia, o time treinador por Thiago Larghi pode figurar entre os três primeiros colocados, ou muito próximo disso. E para conseguir uma reação dentro do Brasileiro, o treinador atleticano mudou a equipe que vai enfrentar o América.

São quatro mudanças em relação ao time que começou diante da Chapecoense. Destaque para os retornos de Patric e Leonardo Silva, que retornam ao time para melhorar o desempenho defensivo, já que foram seis gols sofridos nas últimas duas rodadas. O experiente capitão Leonardo Silva não tem uma resposta sobre o que fez o Galo sofrer tantos gols em poucos jogos.

“Acho que não falta concentração. É bem complicado analisar essa situação. Já trabalhamos e tivemos médias melhores neste ano. Essas duas foram as únicas partidas em que o Atlético sofreu três gols. E quando a gente equilibra um ponto, desequilibra em outro. Fortalecemos a parte defensiva, deixamos de fazer gols e agora sofremos. Estamos em busca do equilíbrio, ter atenção nos detalhes em cada momento do jogo. A gente acaba se perdendo um pouco e oferecendo ao adversário uma virada, empate ou vitória. Acredito que nunca deixamos de nos concentrar. É fortalecer cada sentido dentro de um jogo para que não oferecermos oportunidades ao adversário”.

Atlético e América estão separados por apenas um ponto na classificação. No que defender do histórico de 2018, o time alvinegro sai em vantagem sobre o rival. Nesta temporada foram três confrontos, todos pelo Campeonato Mineiro, e foram três triunfos do Galo, quem nem sequer sofreu gols. Repetir o que foi feito no Estadual é o que espera a torcida, que a cada rodada apenas aumenta a pressão.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X ATLÉTICO-MG

Data: 07 de junho de 2018, quinta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Neuza Ines Back (FIFA/SC).

AMÉRICA-MG: Jori, Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Juninho, Leandro Donizete, Gerson Magrão e Serginho; Judivan e Aylon.
Técnico: Enderson Moreira.

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Juninho; Adilson, Gustavo Blanco, Luan e Cazares; Róger Guedes e Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi (interino).