Topo

Jorginho tem de avaliar reforços, vaiados e até estágio do Pantera no Vasco

Técnico Jorginho terá um monte de pendências para resolver no Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Técnico Jorginho terá um monte de pendências para resolver no Vasco Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/06/2018 04h00

A reformulação no departamento de futebol trouxe muitas expectativas e incertezas internamente no Vasco. A troca no comando da equipe, as demissões dos executivos e a criação de um novo cargo deixaram estagnadas questões importantes como as negociações por reforços, renovações, as situações dos renegados e até o estágio do ex-jogador Donizete Pantera, que tinha sido viabilizado pelo ex-diretor-executivo Paulo Pelaipe.

Após assistirem "in loco" ao empate em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão (BH), o técnico Jorginho e o coordenador-técnico Paulo César Gusmão serão apresentados nesta quinta-feira, às 17h30, em São Januário, e encontrarão as pendências abaixo, destacadas pelo UOL Esporte:

Reforços

Francisco Arancibia pertence a La U e tem passagem pelo sub-20 do Palmeiras - Site oficial da Universidad de Chile - Site oficial da Universidad de Chile
Chileno Arancibia, da La U, não deverá mais vir para o Vasco
Imagem: Site oficial da Universidad de Chile

A princípio, todas as negociações que estavam em curso a pedido do ex-técnico Zé Ricardo foram canceladas. O meia chileno Arancibia, da Universidad de Chile, já estava com um empréstimo até o fim do ano praticamente certo, mas não deverá vir mais. O atacante Kayke, do Bahia, também conversava com a diretoria, mas a transação estagnou. Os antigos executivos ainda atacavam em frentes para a lateral-direita, mas agora tudo será reavaliado pelo novo treinador, Jorginho, o coordenador-técnico, PC Gusmão, além de Campello, que acumula a função de vice-presidente de futebol.

Renovações

Yago Pikachu comemora gol pelo Vasco contra o Vitória em São Januário - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Yago Pikachu tinha conversas avançadas para renovar o contrato com o Vasco
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

O Vasco tinha conversas avançadas pelas renovações dos meias Yago Pikachu e Wagner e encontrava dificuldades por um acordo com Andrés Rios. Jorginho e PC Gusmão darão seus pitacos mas, a princípio, os três têm a aprovação da comissão técnica.

Fabrício

Fabrício treinou nesta terça no Vasco após ausência na atividade de segunda - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco - Paulo Fernandes / Flickr do Vasco
Fabricio manifestou desejo de deixar o Vasco após vaias contra o Botafogo
Imagem: Paulo Fernandes / Flickr do Vasco

O lateral-esquerdo foi duramente vaiado durante o clássico com o Botafogo no último sábado. Após a derrota por 2 a 1, muito abalado, confidenciou aos mais próximos a vontade de deixar o clube. Na segunda não treinou por “motivos pessoais" e, na terça, participou da atividade, mas não foi relacionado para a partida contra o Cruzeiro.

Auxiliar-técnico, Valdir Bigode falou em “recuperá-lo”, mas deixou o caso nas mãos da diretoria. Jorginho terá seu primeiro contato com o jogador nesta quinta.

Os renegados

Bruno Paulista, Jomar, Bruno Henricky e Kadu Fernandes: os renegados - Divulgação / Instagram - Divulgação / Instagram
Bruno Paulista, Jomar, Bruno Henricky e Kadu Fernandes: os renegados
Imagem: Divulgação / Instagram

Ao retornar a São Januário, Jorginho tomará conhecimento de três jogadores que tem treinado à parte por terem ficado fora dos planos de Zé Ricardo, dois deles que trabalharam com o novo técnico: os zagueiros Jomar e Kadu Fernandes. O volante Bruno Paulista é outro que integra este grupo, mas seu contrato de empréstimo vai até dia 25 de junho e não será renovado.

Os ex-afastados

Jogadores do Vasco causaram polêmica com postagens nas redes sociais - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Jogadores do Vasco causaram polêmica com postagens nas redes sociais
Imagem: Divulgação/Instagram

Outra situação delicada é a dos ex-afastados Wellington, Paulão, Evander e Gabriel Félix. Embora reintegrados, eles sofreram com as fortes vaias da torcida no primeiro reencontro, sábado passado, contra o Botafogo. Contra o Cruzeiro, o interino Valdir Bigode colocou em campo Wellington, Paulão e Evander, e deixou claro que, no que depender de sua opinião, eles estão apoiados:

"Acho que o Jorginho gostou da superação, principalmente dos que estavam afastados. Viu que os caras se superaram. Se me perguntar, vou dizer: 'zerar com os caras e escolher quem ele acha que é melhor para jogar'. Vamos apoiar as decisões. Se pedir opinião, vou dar".

Evander e Félix já são conhecidos do treinador. O jovem meia, inclusive, ganhou sua primeira oportunidade no profissional com Jorginho. Recentemente ele quase se transferiu por empréstimo para São Paulo e Atlético-MG.

O estágio de Donizete Pantera

O jogador Donizete, do Vasco da Gama, comemora gol contra a equipe do Palmeiras na goleada por 5 a 1 pelo Torneio Rio-São Paulo - Arquivo Folhapress - Arquivo Folhapress
Donizete Pantera tinha fechado estágio no futebol com Paulo Pelaipe
Imagem: Arquivo Folhapress

Campeão da Copa Libertadores de 1998 pelo Vasco, o ex-atacante Donizete Pantera havia acordado um estágio na comissão técnica com o ex-diretor-executivo Paulo Pelaipe que teve o aval do ex-técnico Zé Ricardo. Agora a situação está em compasso de espera de uma autorização de Jorginho.