Topo

Há quase 900 minutos sem marcar, Pottker se aproxima de pior jejum no Inter

Atacante William Pottker se aproxima de maior jejum pelo Inter, ocorrido no ano passado - Ricardo Duarte/Inter
Atacante William Pottker se aproxima de maior jejum pelo Inter, ocorrido no ano passado Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2018 04h00

Uma das qualidades que fizeram o Internacional buscar William Pottker foi a capacidade de marcar gols. Artilheiro do Brasileiro de 2016 e do Paulista de 2017, o jogador foi goleador do Inter na Série B do ano passado, mas vive um longo jejum. Há quase 900 minutos sem marcar, ele está perto de igualar sua pior fase no Colorado.

Pottker marca muitos gols, mas também passa longos períodos sem balançar as redes rivais. Isso ficou claro no maior espaço sem fazer gols no ano passado. Entre a partida contra o Figueirense, quando marcou aos 4 minutos do primeiro tempo, em 16 de setembro, e o jogo com o Goiás, em 18 de novembro, quando fez aos 14 do segundo tempo, foram 1.076 minutos longe do gol.

Foram partidas completas contra Luverdense, Brasil de Pelotas, Boa Esporte, Santa Cruz, América-MG e Náutico. E ainda parte dos jogos contra Criciúma, Ceará, CRB, Vila Nova-GO e Oeste.

A marca atual ainda precisa crescer para atingir tal nível, mas está chegando perto. Hoje Pottker não marca desde a partida contra o São José-RS, pelo Gauchão, em 8 de fevereiro. Foi no último minuto de jogo que ele balançou as redes adversárias. De lá até hoje são 873 minutos sem fazer um gol sequer.

Neste período, Pottker atuou os 90 minutos apenas contra Palmeiras e Cruzeiro. Ainda teve parte das partidas diante de Juventude, Vitória três vezes, Bahia, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Chapecoense, Corinthians, Sport e São Paulo.

"O Pottker é um jogador importante que treina e se cobra muito. Essas fases acontecem, são coisas do futebol, tenho certeza que estaremos juntos e unidos para comemorar quando ele voltar a marcar. E independente disso, é muito importante para nós, para o time, é um grande jogador",disse o lateral direito Zeca.

Atrapalhou, também, o período lesionado. Com um problema muscular na coxa esquerda, Pottker precisou se ausentar por quase um mês. Ele ainda cumpriu uma suspensão por conta da expulsão contra o Flamengo.

"Tive a chance, procurei finalizar da melhor forma possível, não saiu o gol. Assim como temos bons momentos, temos baixas também. Com trabalho e tranquilidade, querendo fazer a coisa certa, vai dar certo. Não fujo das minhas características ou forma de jogar. Vou seguir trabalhando porque é trabalhando que chegamos lá", disse Pottker após a partida contra o Sport.

O atacante de 24 anos mantém status de mais cotado para deixar o clube na próxima janela de transferências. O Colorado espera uma proposta próxima a 12 milhões de euros (R$ 52,6 milhões) por ele. Anteriormente já ocorreram sondagens de clubes da Alemanha e da China. Até então, não há qualquer proposta oficial na mesa da direção do Inter.