Topo

Grêmio vê time em evidência e liga alerta para risco de saídas

Luan é um dos jogadores mais valorizados do grupo do Grêmio nos últimos anos - Lucas Uebel/Grêmio
Luan é um dos jogadores mais valorizados do grupo do Grêmio nos últimos anos Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/06/2018 04h00

Dois títulos na temporada, base mantida em relação ao tricampeonato da Libertadores e boas campanhas em Copa do Brasil e Brasileiro. O Grêmio está em evidência e sabe que o time também vive na vitrine. Com a proximidade da janela de transferências na Europa, o clube gaúcho entra em estado de alerta com as possibilidades de ofertas por jogadores. O receio é que o assédio seja intenso depois de alguns meses de calmaria.

Kannemann, Maicon, Luan e Everton são os jogadores com maior destaque no mercado. Todos possuem contratos longos, são considerados vitais para o time e o clube diz não ter nenhuma oferta pelo quarteto no momento, mas sabe que elas podem chegar.

"O Grêmio está muito atento. Um time que está no nível que o Grêmio chegou pode ser consultado. Desejar faz parte. O Grêmio também deseja. Vamos ter cuidado de manter a base do nosso grupo. Todos os clubes brasileiros devem ficar assustados… Palmeiras perdeu dois. Também se noticia perda no Flamengo. Natural que a gente sofra com consultas. Mas se perdermos alguém, vamos saber repor", disse Romildo Bolzan Jr. presidente do Grêmio.

Everton tem vínculo até 2020 e o Grêmio tenta ampliar o contrato para aumentar salário e multa rescisória. A assinatura deve ocorrer somente depois da Copa do Mundo. E bem perto do período em que historicamente o mercado fervilha.

Luan renovou no ano passado após longa e difícil negociação. O vínculo também vai até 2020, mas a multa rescisória foi reduzida para cerca de 18 milhões de euros. Aos 25 anos, o camisa 7 já recusou propostas de times considerados médicos e de mercados periféricos da Europa.

"Já conversamos bastante, eu e o presidente. Tem muitas especulações sobre isso ou aquilo, mas temos trocado ideias e estamos bem alinhados com aquilo que o clube vai fazer", comentou Renato Gaúcho.

Everton é o artilheiro do Grêmio no ano, com nove gols, e Luan vem logo atrás com um gol a menos. Maicon é um dos pilares do modelo de jogo atual e Walter Kannemann faz parte da espinha dorsal do time.

Arthur é caso a parte

O Grêmio também está de olho na situação de Arthur. O Barcelona tem opção de compra e até 15 de julho para exercer o documento firmado com os dirigentes gaúchos. De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o clube catalão vai pressionar por uma liberação em agosto. Na Arena a saída é prevista somente para janeiro, tal qual consta no contrato de preferência.

Arthur, 22 anos, já rendeu 4 milhões de euros (R$ 16 milhões na cotação da época) ao Grêmio. Quando a opção de compra for executada, o clube gaúcho recebe mais 26 milhões em duas parcelas. Uma delas já em julho ou agosto e outra no começo de 2019.

Nesta quarta-feira (13) o Grêmio visita o Sport pela décima segunda rodada do Brasileirão. O jogo em Recife é a despedida do time antes do recesso para Copa do Mundo. E também o último antes do período em que as sondagens deverão se intensificar.