Topo

Recuperação de Fred surpreende, mas Cruzeiro freia ansiedade por volta

Fred tem boa recuperação, mas continua com previsão de volta a partir de setembro - Bruno Haddad/Cruzeiro
Fred tem boa recuperação, mas continua com previsão de volta a partir de setembro Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/06/2018 04h00

Ausente dos gramados desde o dia 25 de março, o atacante Fred vem surpreendendo em seu tratamento de duas graves lesões no joelho direito (ligamento anterior cruzado e ligamentos periféricos). Mas a recuperação além do esperado também tem forçado os médicos a frearem a empolgação do atleta no dia a dia. Sérgio Campolina, chefe do DM celeste, é o principal responsável por acompanhar os trabalhos do camisa 9 e mantém o prazo para o retorno para pelo menos daqui a três meses.

"O Fred surpreende em sua recuperação. O grande problema do atleta que se lesiona são as alterações hormonais, fica deprimido, não dorme bem, e isso atrapalha a recuperação. Ele está respondendo muito bem, tanto no ponto de vista biológico como fisiológico. Está superando todos os desafios impostos, está adiantado em sua recuperação. Muitas vezes nós temos que freá-lo porque ele está à frente do que se é esperado. Os resultados práticos são muito animadores", disse Sérgio Campolina, em entrevista à Rádio Itatiaia.

Contratado no fim do ano passado, Fred foi o grande reforço do Cruzeiro para tentar buscar o tri da Libertadores, mas sofreu duas lesões em 2018 e só entrou em campo nove vezes, marcando apenas só gol. O primeiro problema foi na estreia pela Libertadores, quando o jogador foi diagnosticado com estiramento na panturrilha direita. Em seu retorno, se machucou novamente e foi para o DM com previsão de retorno de seis meses a oito meses.

"Está dentro desse prazo. Às vezes temos que controlar um pouco a ansiedade. O atleta, quando tem uma evolução rápida, quer mostrar isso para todos, não só nas redes sociais, mas jogando. A grande questão é que você tem que atingir os parâmetros para retornar. Hoje a gente não se preocupa tanto com a cronologia, mas com os dados. Se a gente tiver esses dados antes de seis meses, ele pode ser liberado tranquilamente. Mas temos que ter uma confirmação que tudo está indo bem, e não apenas uma informação visual", acrescentou o médico.

Empolgação também é do vice-presidente

Não é só Fred que precisa controlar os ânimos. Um dos responsáveis pela contratação do centroavante, o vice-presidente de futebol, Itair Machado, também anda animado com o atleta. Prova disso é que Itair se antecipou aos médicos e mostrou confiança com a volta do jogador para setembro. Há menos de duas semanas, o diretor registrou o camisa 9 em momento descontraído e respondeu que ele deve estar pronto daqui a três meses.