Topo

Flamengo encerra vínculo com Ederson após câncer e renovação por seis meses

Apresentado em 2015, Ederson não jogará mais com a camisa do Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Apresentado em 2015, Ederson não jogará mais com a camisa do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/06/2018 04h00

O Flamengo decidiu encerrar o vínculo com o meia Ederson. O contrato termina em 30 de junho, mas não será renovado. Recentemente, o clube estendeu por seis meses o compromisso após o tratamento que o jogador enfrentou contra um câncer no testículo.

Curado, Ederson voltou a ser relacionado para alguns jogos na atual temporada, mas não teve a oportunidade de entrar em campo. O presidente Eduardo Bandeira de Mello cogitou outra renovação, mas o departamento de futebol bateu o martelo após algumas conversas. O empresário do meia, inclusive, já busca um novo clube para o seu cliente.

Ederson jogou pela última vez com a camisa rubro-negra em 11 de junho de 2017, em empate por 1 a 1 com o Avaí. Ele defendeu o Flamengo em 39 oportunidades e fez quatro gols. A passagem pelo clube da Gávea começou em julho de 2015 e foi repleta de problemas físicos. Em nenhum momento, o jogador se tornou o "camisa 10" esperado por dirigentes e torcedores.

A batalha contra o câncer começou no ano passado, quando a doença foi descoberta por meio de um exame antidoping. O departamento médico do Flamengo investigou até chegar ao diagnóstico. A primeira cirurgia foi realizada em 28 de julho, quando o meia teve o testículo retirado e implantou-se uma prótese.

A partir daí, foram realizadas sessões de quimioterapia até o último procedimento cirúrgico, feito no início de dezembro para a retirada de massa residual da região. Depois de um tratamento agressivo e da descoberta de que a doença havia começado no abdômen, Ederson voltou aos treinos e foi relacionado para algumas partidas.

Antes da descoberta do câncer, o meia chegou a ficar 311 dias afastado dos gramados. Os pouco mais de dez meses em recuperação começaram com lesão causada por entrada do lateral corintiano Fagner. Na sequência, ele teve outras outras lesões e passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em setembro de 2016.