Topo

Palmeiras terá retorno de cinco jogadores emprestados e analisa caso a caso

Vitinho, meia-atacante de 20 anos, passou a última temporada do time b do Barcelona - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Vitinho, meia-atacante de 20 anos, passou a última temporada do time b do Barcelona Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Diego Salgado e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

19/06/2018 04h00

O Palmeiras dará início nos próximos dias a um período de intertemporada. Enquanto o time estiver no Panamá e na Costa Rica, até cinco atletas emprestados pela diretoria alviverde vão voltar ao clube, que ainda analisa a situação de cada caso para decidir se os integra ou não ao elenco atual.

A dias do fim dos respectivos contratos de empréstimo, existe apenas uma indefinição, ligada ao meia-atacante Vitinho. A revelação palmeirense atuou pelo time do Barcelona B nos últimos 12 meses. A tendência, porém, é que o clube catalão não exerça sua opção de compra, e o jogador de 20 anos volte ao Palmeiras.

Completam a lista os zagueiros Nathan e Fernando Tobio, o meia Gabriel Barbosa e o atacante Pablo Mouche. Os argentinos Tobio e Mouche, que defenderam Rosario Central e Banfield, respectivamente, têm mais um ano de contrato vigente com o Palmeiras. Nathan, por sua vez, ainda tem mais 18 meses de vínculo com o clube paulista - o jogador estava no Servette, da Suíça.

Os maiores contratos são com os mais jovens. Gabriel Barbosa renovou no ano passado até janeiro de 2020. Pouco depois, o atleta de 19 anos foi emprestado ao italiano Spal.

Já Vitinho tem contrato com o Palmeiras até junho de 2021. Tratado com uma promessa, o jogador teve passagem apagada pelo Barcelona B. Em 25 jogos, 16 deles como titular, o meia-atacante só fez um gol.

O acordo firmado entre Palmeiras e Barcelona no ano passado tinha opção de compra ao fim da temporada 2017/2018. O valor fixado é de 12 milhões de euros (R$ 52,1 milhões). As cifras altas e o desempenho abaixo do esperado ajudaram a diminuir o interesse catalão pela aquisição.

O Palmeiras hoje conta com 27 jogadores em seu elenco profissional. Além dos cinco emprestados com previsão de retorno para o fim do mês, mais 22 ainda estão cedidos a outros times nacionais e internacionais. Com exceção do meia Robinho, que defende o Cruzeiro há dois anos, todos os retornos estão marcados para dezembro.

O elenco alviverde voltará às atividades na semana que vem. O time de Roger Machado disputará um torneio amistoso na América Central entre os dias 28 de junho e 9 de julho. A equipe enfrentará o Deportivo Árabe Unido, do Panamá, no dia 30. Depois, o Independiente de Medellín, da Colômbia, no dia 4. O terceiro duelo será com o Liga Alajuelense, da Costa Rica, quatro dias depois.