Topo

Grêmio e Barcelona chegam a acordo e antecipam ida de Arthur

Arthur, volante do Grêmio, vai para o Barcelona antes do previsto: em julho - Pedro Vale/AGIF
Arthur, volante do Grêmio, vai para o Barcelona antes do previsto: em julho Imagem: Pedro Vale/AGIF

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/06/2018 13h28

Arthur irá para o Barcelona já nesta janela de transferência. Depois de uma primeira reunião na quarta-feira, nesta quinta (21), Barcelona e Grêmio chegaram a um acordo para liberação do jogador antes do previsto.

Arthur, de 21 anos, se reapresenta com os demais jogadores do Tricolor na segunda-feira, mas não atua mais pelo clube gaúcho.

Em contrapartida pela liberação antecipada, o Grêmio recebe aproximadamente 3 milhões de euros (R$ 13,2 milhões). Esta quantia soma-se aos 30 milhões de euros (R$ 132,2 milhões) com mais gatilhos de aproveitamento estabelecidos anteriormente. O acordo está firmado em três parcelas e parte dele já foi pago.

A oficialização da venda deve ocorrer no início de julho, com a despedida de Arthur do elenco gremista. O Barcelona está empenhado na antecipação da ida dele por conta da saída de Iniesta, que atuará no Vissel Kobe, do Japão. Além de Arthur, o holandês De Jong, do Ajax, também deve ser integrado ao grupo.

A saída de Arthur está acertada desde o início do ano. O acordo inicial foi firmado em fevereiro e até então a intenção gremista era mantê-lo no clube até o fim do ano.

Nesta temporada o jogador disputou 18 partidas e marcou quatro gols. Sua ascensão ocorreu, principalmente, no primeiro ano de profissional, 2017, quando fez 50 partidas e marcou dois gols, chegando até a ser chamado para seleção brasileira. Fora da Copa do Mundo, Arthur ficou na lista de suplentes do técnico Tite.