Topo

Jogador da MLS se torna o primeiro a se assumir gay publicamente na liga

Collin Martin, jogador do Minnesota United, com a bandeira LGBT - Divulgação/Twitter
Collin Martin, jogador do Minnesota United, com a bandeira LGBT Imagem: Divulgação/Twitter

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/06/2018 15h11

O meia Collin Martin, do Minnesota United (EUA), assumiu protagonismo e tornou-se o primeiro jogador da Major League Soccer, a liga norte-americana, a se declarar homossexual. O jogador fez a revelação em sua conta no Twitter e seu clube abraçou a causa, fazendo com que a partida deste sexta-feira, contra o FC Dallas (EUA), seja um grande evento em prol do movimento LGBT.

“Eu tenho sido um homem gay por muitos anos para minha família e amigos, e isso inclui meus companheiros", escreveu Martin no comunicado. "Joguei a Major League Soccer por seis temporadas: quatro pelo DC United e duas pelo Minnesota United. Hoje, estou orgulhoso de que toda a minha equipe e a administração do Minnesota United sabem que sou gay", disse.

Na postagem, onde aparece em uma foto enrolado na bandeira LGBT, Martin diz que foi muito bem recebido profissionalmente desde que resolveu se assumir:

“Recebi apenas gentileza e aceitação de todos na Major League Soccer e isso tornou a decisão de sair publicamente muito mais fácil. Ao comemorar a ‘Noite do Orgulho’, quero agradecer aos meus companheiros pelo apoio incondicional de quem eu sou”.

Ciente de que assumir a homossexualidade ainda é um tabu no esporte profissional, ele espera que sua atitude encoraje outros atletas.

“À luz da minha experiência como atleta profissional, quero aproveitar este momento para encorajar outros que praticam esportes profissionalmente, ou de outra forma, a ter confiança de que o esporte os receberá de todo coração. Junho é o mês do Orgulho e estou orgulhoso de jogar pelo Minnesota e por estar jogando como um homem gay”, disse.

Na partida contra o FC Dallas,  Minnesota United irá jogar com as cores do movimento LGBT nos números das camisas.