Topo

Após Vinicius Júnior, Fla prepara "nascimento" de Lincoln no 2º semestre

O jovem atacante Lincoln comemora o único gol pelos profissionais do Flamengo - André Mourão/AGIF
O jovem atacante Lincoln comemora o único gol pelos profissionais do Flamengo Imagem: André Mourão/AGIF

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/07/2018 04h00

Lincoln é a joia que o Flamengo quer lapidar para um segundo semestre repleto de decisões. Contemporâneo de Vinicius Júnior, o atacante de 17 anos deve ser mais utilizado na sequência da temporada. Depois que o amigo foi comprado pelo Real Madrid por R$ 164 milhões e se despediu do Rubro-negro, o camisa 29 tem a chance de se juntar ao meia Lucas Paquetá e dar sequência ao sucesso recente de jogadores oriundos das categorias de base do clube.

O jovem atacante atuou pelos profissionais em 15 oportunidades e fez um gol. O bom desempenho nas equipes inferiores ainda não foi repetido. Lincoln também teve pouco tempo para isso, já que jogou apenas 340 minutos desde que foi incorporado ao elenco. Um cenário diferente se apresentou no último sábado (30).

O Flamengo goleou o Bangu por 7 a 0 em jogo-treino no Ninho do Urubu. Lincoln fez cinco gols na preparação para ser o centroavante da equipe na volta do Campeonato Brasileiro, dia 18 de julho, contra o São Paulo, no Maracanã. "Nunca fiz cinco gols em um jogo. Foi bem proveitoso, fiquei feliz", disse à Fla TV.

Com a venda de Felipe Vizeu e a suspensão de Henrique Dourado, ele é o único centroavante disponível no momento para a partida. A situação de Guerrero depende do julgamento do recurso contra a pena por doping no Tribunal Suíço. Ele até pode ter condições de atuar, mas esbarra na questão da Justiça e no encerramento do contrato, válido até 10 de agosto.

O colombiano Fernando Uribe chegou para substituir o peruano e disputar posição com Dourado. A janela de transferências, no entanto, só abre no dia 16 de julho. A expectativa é a de que ele tenha condições de ser relacionado. Há necessidade de regularizar a documentação para isso.

Independentemente de qualquer coisa, Lincoln é um jogador que o Flamengo quer fazer despontar. O clube aposta muito no atacante - tanto que renovou seu contrato até 2023. A multa rescisória para tirá-lo da Gávea supera os R$ 220 milhões.