Topo

Grêmio valoriza elenco experiente para ir bem em maratona decisiva

Léo Moura é o jogador mais experiente do elenco do Grêmio atualmente - Jeferson Guareze/AGIF
Léo Moura é o jogador mais experiente do elenco do Grêmio atualmente Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/07/2018 04h00

O Grêmio aproveita ao máximo os dias sem jogos por saber que ali na frente viverá uma maratona de compromissos. Decisões em série na Copa do Brasil, Libertadores e duelos difíceis no Campeonato Brasileiro. Para a comissão técnica e elenco, a experiência obtida nos últimos dois anos será vital entre as partidas contra Flamengo e Estudiantes.

De 2016 para cá, o Grêmio se acostumou a jogar partida eliminatória e depois dosar força. Física e mental. Agora, essa receita vai ser necessária outra vez.

"A gente está acostumado a disputar decisões. O grupo é experiente e temos que trabalhar passo a passo para conseguir nossos objetivos", disse Jailson.

Durante a campanha que rendeu o pentacampeonato da Copa do Brasil, o Grêmio usou time suplente e até recheado de jovens para manter a energia nos duelos mata-mata. Em 2017, repetiu a dose para faturar o tri da Libertadores.

"O Grêmio vai usar o grupo todo. O próprio Renato diz que a mesma equipe não vai jogar sempre. Quem entrar, tem que ir bem", aponta Léo Moura. "Em agosto vai ser puxado, vão ser 15 jogos. Esse período vai exigir muito do grupo, vai exigir bastante da parte física. É importante todo mundo estar focado e preparado", ressalta Marcelo Oliveira.

O Grêmio joga amistoso contra o Corinthians no próximo domingo (8) e volta a atuar em partidas oficiais diante do Atlético-MG, no dia 18. Em julho, ainda encara Vasco, São Paulo e Chapecoense. E então mergulha no mês de agosto com jogos-chave a cada três dias.

Em 1º de agosto, o Grêmio abre o duelo contra o Flamengo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Três dias depois joga novamente com o time carioca pelo Brasileirão. No dia 7, visita o Estudiantes-ARG no jogo de ida das oitavas da Libertadores, volta e joga com o Vitória e na sequência visita o Fla na segunda partida da Copa do Brasil. Em 18 de julho, o compromisso é com o Corinthians fora de casa e em 28 a missão é outra vez com o Estudiantes.