Topo

Alerta com assédio, Santos corre por permanência de destaque do sub-23

Volante Fernando Medeiros já pode assinar pré-contrato com outro clube - Ivan Storti/Santos FC
Volante Fernando Medeiros já pode assinar pré-contrato com outro clube Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/07/2018 04h00

O Santos corre contra o tempo para não perder o volante Fernando Medeiros, de 22 anos, principal destaque da equipe sub-23. Antes renegado no clube, o jogador é visto como espécie de solução interna para suprir a carência de opções no meio de campo.

Medeiros abriu negociações com outros clubes e já foi procurado para a assinatura de um pré-contrato. O vínculo atual vai somente até 31 de dezembro.

Os dirigentes santistas, no entanto, aceleraram as negociações e acreditam chegar a um acordo com o jogador. Para mantê-lo, eles devem atender algumas exigências e, principalmente, mudar a condição de Medeiros no clube. Ele, inclusive, já viajou com outros 25 atletas ao México para os amistosos diante de Monterrey e Querétaro, nos próximos dias 7 e 10, respectivamente.

A permanência do presidente José Carlos Peres, que cancelou a ida ao México para tratar de negociações, também pode ajudar em um desfecho positivo com relação ao atleta.

Cria do Santos, Medeiros era visto como um dos jogadores mais talentosos da geração campeã da Copa São Paulo em 2014, mas nunca deslanchou. No ano passado, o volante foi emprestado para o Botafogo-SP e Vila Nova-GO.

Para a aposta, clube alvinegro tem como principal exemplo a ascensão de Diego Pituca, pouco conhecido, um dos destaques do Santos B no último ano.

Por falta de opções, Pituca recebeu uma oportunidade inesperada no Santos e virou uma espécie de homem de confiança do técnico Jair Ventura na parte final da primeira parte da temporada santista.

Fernando Medeiros é segundo volante, mas atua com a camisa 10 do time B. Ele é o destaque do time e, inclusive, roubou a cena em um jogo treino entre a equipe de Jair Ventura e o time B santista.

A atuação dele virou pauta em uma das reuniões do Comitê Gestor do Santos. Alguns integrantes da diretoria santista alertaram o presidente José Carlos Peres de que seria melhor apostar em Fernando Medeiros do que gastar três milhões de euros (R$ 13,2 milhões) na contratação de Jailson.

Peres prometeu encaminhar o nome de Medeiros a Ricardo Gomes, novo diretor executivo de futebol, para convencer Jair Ventura a promover a revelação santista. O ex-zagueiro avalizou a ascensão.

Apesar de tentar acertar a renovação, o Santos ainda estuda alternativas no mercado e prioriza dois nomes para o meio de campo.

A maior espera é pelo volante uruguaio Carlos Sánchez, do Monterrey, que disputa a Copa do Mundo na Rússia. O jogador é considerado a prioridade da diretoria santista para o setor.

A diretoria santista abriu "outras conversas" por conta das dificuldades para concluir a contratação do uruguaio Carlos Sánchez. O nome de Claudio Yacob, volante argentino livre no mercado após ter contrato encerrado com o West Bromwich, da Inglaterra, último colocado e rebaixado no Campeonato Inglês, surgiu como opção.