Topo

Juventus reforça status de potência na Itália. Mas falta conquistar Europa

Os jogadores da Juventus comemoram o último título do Campeonato Italiano - Alessandro Bianchi/Reuters
Os jogadores da Juventus comemoram o último título do Campeonato Italiano Imagem: Alessandro Bianchi/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/07/2018 12h41

A Juventus aumenta ano após ano o domínio no futebol italiano. A chegada de Cristiano Ronaldo reforçou o status de potência do clube na Itália, mas também trouxe um desafio importante. A Velha Senhora será ainda mais cobrada para conquistar a Europa, o que não acontece desde 1996, quando levantou pela última vez a Liga dos Campeões.

Atual heptacampeã italiana e tetra da Copa da Itália, a Juve sobra no cenário nacional. O clube enfileira títulos e reforços de relevância. Se antes ia atrás de destaques em pequenos clubes italianos, agora disputa os principais craques com outros gigantes.

Cristiano Ronaldo chega no momento de maior força da Juventus nos últimos anos. O poderio econômico veio acompanhado do ganho técnico com a inauguração do Juventus Stadium, em 2011. Nos seus domínios, o clube se tornou um campeão nacional imbatível.

Falta, no entanto, atravessar as fronteiras e dominar a Europa. Pelo investimento, a chegada do melhor jogador do mundo e tudo o que cerca o clube, chegou a hora de deixar as decepções no passado.

Desde que se tornou quase que inalcançável na Itália, a Juve decidiu duas vezes a Liga dos Campeões da Europa. Em 2015, perdeu para o Barcelona. O Real Madrid foi o algoz na final de 2017. Nas outras quatro participações, a Velha Senhora parou nas quartas de final em duas oportunidades, uma vez na fase de grupos e em outra ocasião nas oitavas de final.

Passar em branco mais uma vez na próxima temporada será decepcionante para os apaixonados torcedores, ainda que a Juventus mantenha o domínio em território italiano. A responsabilidade está nos pés de Cristiano Ronaldo & Cia.