Topo

Da Champions à reunião na Grécia: como foi a novela que levou CR7 à Juve

Sergei Karpukhin/Reuters
Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/07/2018 04h00

Depois de mais de um mês de especulações, o futuro de Cristiano Ronaldo foi definido. No início da tarde da última terça-feira (11), a Juventus anunciou a contratação do atacante português por 105 milhões de euros.

A linha do tempo da negociação que tirou o melhor jogador do mundo da Espanha foi marcada por descrédito do presidente do Real Madrid e reuniões até em resort de luxo na Grécia.

Confira o passo a passo de como se definiu a transferência de Cristiano Ronaldo após nove temporadas com a camisa do Real Madrid.

A frase que deu início a tudo

Cristiano Ronaldo conquista a quinta Liga dos Campeões - REUTERS/Hannah McKay - REUTERS/Hannah McKay
Imagem: REUTERS/Hannah McKay

A novela "Cristiano Ronaldo fora do Real" teve início no dia 26 de maio, após a final da Liga dos Campeões. Com mais um troféu nas mãos, o português afirmou ter sido "muito bonito jogar no Real Madrid". A declaração desencadeou uma série de especulações.

Presidente do Real dá de ombros para a declaração

A declaração pegou Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, de surpresa. No mesmo dia da entrevista, o mandatário reafirmou que Cristiano Ronaldo tinha contrato com o clube e era necessário questionar o português sobre o significado da declaração.

Juventus se mete no meio da polêmica

Pouco mais de um mês após a declaração, a Juventus entrou em cena. No dia 2 de julho, o jornal "Marca" notificou o interesse do clube italiano.

CR7 começa a procurar casas em Turim

Dias depois, o mesmo jornal noticiou que o português havia pedido para seus representantes procurarem casas em Turim. Na época, Cristiano Ronaldo estava com a seleção de Portugal disputando a Copa do Mundo.

Ações da Juventus disparam

Tão logo a notícia do interesse em Cristiano Ronaldo surgiu, as ações da Juventus na bolsa de valores dispararam. Os papéis do time italiano chegaram a ter alta de 7,27%.

CR7 e Juventus acertam salários

O jornal "AS" noticiou que o português já havia acertado salários com a Juventus. A publicação afirmava que o atacante receberia 30 milhões de euros por ano (R$ 136 milhões/ano). O acordo já teria sido fechado no fim de junho.

Agente deixa futuro em aberto

Empresário do craque, Jorge Mendes, de Portugal, foi outro que parou para tirar fotos no tapete vermelho - Jack Taylor / AFP - Jack Taylor / AFP
Imagem: Jack Taylor / AFP

As especulações ganharam mais corpo quando o agente de Cristiano Ronaldo, Jorge Mendes, deixou em aberto o futuro do português. "Se Cristiano Ronaldo sair do Real Madrid ficará eternamente grato ao clube, ao presidente, à toda direção, a todo o staff médico, a todos os funcionários sem exceção, aos fãs e a todos os madridistas espalhados pelo mundo. Se isso vier a acontecer será apenas uma nova etapa e um novo desafio na sua brilhante carreira", disse na época.

Reunião define futuro

Uma reunião realizada em 4 de julho teria sido a decisiva para o negócio. Na ocasião, o jornal “Marca” noticiou que o agente Jorge Mendes e José Ángel Sánchez, fiel escudeiro de Florentino Pérez no Real Madrid, teria sido suficiente para definir os termos do negócio: 100 milhões de euros.

Exigência do Real coloca negócio em risco

A negociação se complicou brevemente por causa de uma exigência do Real Madrid. O clube queria que Cristiano Ronaldo dissesse publicamente que pediu para deixar o clube. Coincidência ou não, o jogador fala claramente na carta divulgada após o anúncio que foi um desejo seu mudar de equipe.

Camisas personalizadas começam a ser vendidas

Camisa 7 da Juventus com o nome de Cristiano Ronaldo já é vendida em Turim - Reprodução/La Stampa - Reprodução/La Stampa
Imagem: Reprodução/La Stampa

Um dia antes do anúncio oficial, camisas personalizadas da Juventus já eram comercializadas ao redor do Allianz Stadium. O registro havia sido feito pelo jornal “La Stampa”.

Último capítulo se passa na Grécia

Cristiano Ronaldo curte férias com filho e namorada - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Enquanto o noticiário fervia com as especulações, Cristiano Ronaldo passava férias na Grécia junto com a namorada Georgina Rodríguez e o filho Cristiano Ronaldo Júnior. Coube a Andrea Agnelli, presidente da Juventus, ir até o país para se encontrar com o português e fechar o negócio.

Enfim o anúncio

Juventus anuncia contratação de Cristiano Ronaldo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Às 12h36 desta terça-feira (10), o anúncio: Cristiano Ronaldo era vendido para a Juventus por 105 milhões de euros (R$ 471 milhões).