Topo

Grêmio sofre com baixa de volantes e testa encaixes temporários

Maicon se recupera de lesão na panturrilha direita e ainda não está 100% - Lucas Uebell/Grêmio
Maicon se recupera de lesão na panturrilha direita e ainda não está 100% Imagem: Lucas Uebell/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/07/2018 04h00

Arthur no Barcelona, Maicon em recuperação e Michel fora por tempo indeterminado. A uma semana da volta aos jogos oficiais, o Grêmio viu encurtar a sua lista de volantes e trabalha para encaixar o time dentro do que tem à disposição. O receio, no entanto, está nos reflexos que o cenário atual pode ter visando o decisivo mês de agosto.

Em agosto, o Grêmio joga as quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, as oitavas da Libertadores diante do Estudiantes-ARG e ainda tem duelos pesados no Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o time de Renato Gaúcho tem Jailson e Cícero como volantes titulares. A dupla até foi elogiada, mas altera a dinâmica de uma equipe que recentemente havia evoluído modelo de jogo justamente pela presença de Arthur e Maicon.

No amistoso com o Corinthians, a equipe já iniciou processo de adaptação. Com Ramiro auxiliando ainda mais na marcação ao lado de Jailson e Cícero.

Maicon se recupera de lesão na panturrilha direita e corre para estar 100% ainda em julho. Ele teve diagnosticado problema de grau um, o mais leve em uma escala que vai até três, e por isso ficou de fora de todos os testes do Grêmio durante o recesso da Copa do Mundo.

O Grêmio define a situação de Maicon como "em recuperação". Ou seja, quase trocando os cuidados fisioterápicos por atividades físicas e depois trabalhos com bola. Não há garantia de que o volante será liberado a tempo de participar do jogo contra o Atlético-MG, dia 18.

Michel, por outro lado, sequer tem previsão de retorno. O jogador se recupera de nova lesão muscular e não recebeu perspectiva de liberação por parte do departamento médico. No fim de maio, ele teve lesão na coxa direita, e o prazo de retorno era após o Mundial. Agora, o problema é na mesma perna. Por se tratar de outra lesão, um novo protocolo foi iniciado.

Nesta quarta-feira (11) o Grêmio realiza jogo-treino diante do São José-POA e testa mais uma vez a dupla de volantes Jailson e Cícero. Os dois podem até formar o time na volta dos jogos oficiais, mas a médio e longo prazo disputarão a vaga de Arthur para jogar ao lado de Maicon. Até lá, Renato vai encaixar o time com as peças que tem.