Topo

Encurtado, elenco do Corinthians tem polivalência testada por Osmar Loss

Daniel Vorley/AGIF
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

13/07/2018 04h00

As movimentações no mercado de transferências fizeram com que Osmar Loss testasse a polivalência do elenco do Corinthians. Nos três amistosos em que comandou o time durante o recesso para a Copa do Mundo, o treinador mudou o posicionamento de alguns de seus jogadores.

A principal mudança envolveu Jadson. Nessa quarta-feira (12), o veterano entrou no segundo tempo do amistoso contra o Cruzeiro no lugar de Renê Júnior, dividindo funções defensivas com Rodriguinho à frente de Gabriel, que ficou em campo como o único volante da equipe. A posição é uma das mais carentes do elenco corintiano, que sofreu a perda de Maycon, vendido ao Shakhtar Donetsk. O recém-chegado Thiaguinho, meia de origem, também foi testado na vaga.

Para a função de segundo volante, o Corinthians conta apenas com Renê Júnior e Mantuan, sendo que o segundo vem sendo improvisado na lateral-direita desde o início da temporada. Gabriel, Paulo Roberto e Ralf, os outros volantes do elenco, possuem características mais defensivas.

Além disso, dois jogadores foram improvisados na posição de primeiro volante durante os amistosos. Contra o Grêmio, no domingo, o lateral Carlos Augusto substituiu o machucado Ralf e foi para zaga, levando o zagueiro Léo Santos para a volância. A jovem promessa corintiana atuaria como volante também contra o Cruzeiro.

Loss ainda testou Paulo Roberto e Danilo em funções diferentes em relação às exercidas pelos jogadores nos últimos meses. O volante atuou como lateral-direito em duas partidas - ele já havia feito isso em outras partidas no ano. O veterano, por sua vez, voltou a ser utilizado como meia. Quando ainda era treinador do Corinthians, Fabio Carille havia dito que Danilo passaria a brigar pela posição de centroavante.

Durante o recesso, o Corinthians perdeu o zagueiro Balbuena, o lateral-esquerdo Sidcley, o volante Maycon e está próximo de negociar Junior Dutra com o Fluminense. No período, chegaram o lateral-esquerdo Danilo Avelar e o centroavante Jonatas. O enxugamento do elenco faz com que a versatilidade dos jogadores seja importante para Loss. A equipe volta a campo na próxima quarta-feira (18), quando recebe o Botafogo pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.