Topo

Santos dá prazo para Cittadini decidir futuro e promete "castigo" no time B

Meia alega ter propostas do Benfica, de Portugal, e um clube mexicano "misterioso" - Ivan Storti/Santos FC
Meia alega ter propostas do Benfica, de Portugal, e um clube mexicano "misterioso" Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

13/07/2018 15h05

O Santos impôs prazo para que o meia Léo Citaddini decida o seu futuro. O UOL Esporte apurou que o jogador agora terá que responder até este fim de semana se aceita ou não a proposta de renovação contratual da diretoria santista. Caso reprove, ele será rebaixado ao time B.

Cittadini não gostou das propostas do Santos e alega ter duas ofertas para deixar o clube: Benfica, de Portugal, e de um clube mexicano não revelado pelo jogador.

A diretoria santista alega que não recebeu nenhuma proposta e ressalta que o atleta não será liberado de graça no meio deste ano. Cittadini tem contrato com o clube paulista até o fim desta temporada.

O presidente José Carlos Peres e companhia alegam que o Santos não pode repetir o erro que cometeu em relação a Lucas Lima, deixou o clube na virada do ano passado para acertar com o Palmeiras. O dirigente acredita que o camisa 20 do rival paulista terminou seu contrato com o Santos em 2017 já com a “cabeça” em seu atual clube.

“Não temos novidades, tínhamos dado prazo para resolver o problema, fizemos proposta muito boa. Se não quiser fechar contrato, não vai jogar. Não vamos jogar com quem tem contrato para terminar em seis meses. Sem dúvida (se não fechar, não joga). Não é castigo, é questão de ordem. Não pode acontecer o que aconteceu com Lucas Lima, jogando sem cabeça e foi embora. E o clube perdeu uma grana grande”, afirmou Peres.

O Santos ofereceu R$ 150 mil mensais e ainda acrescentou uma espécie de “cláusula de produtividade” ao novo contrato de três anos. Dependendo o número de jogos que o atleta realizar nas próximas temporadas, o valor sobe e pode chegar a R$ 250 mil mensais.

A cúpula alvinegra já avisou que não aumentará mais a proposta e que o atleta pode aceitar qualquer oferta que receber no mercado do futebol caso recuse os números oferecidos para permanecer na Vila Belmiro.

Léo Cittadini tem contrato com o Santos até o fim desta temporada e pode assinar pré-contrato com outro clube no meio deste ano. Na visão dos santistas, o clube já chegou ao limite do que pode oferecer para o jogador renovar. O contrato é praticamente padrão para atletas considerados titulares no clube hoje.

Antes de fechar a proposta para o jogador, a cúpula alvinegra fez um levantamento do número de jogos de Cittadini com a camisa santista. Eles atestaram que o jogador sempre foi reserva durante os cinco anos de seu primeiro contrato, assinado quando ele tinha 17 anos. No total, o volante disputou 75 jogos e marcou dois gols.

Cittadini só virou titular do Santos nesta temporada após a chegada do técnico Jair Ventura. Ele, inclusive, barrou o experiente e ídolo Renato e já soma 19 jogos com a camisa santista em 2018. O jovem estava atuado como uma espécie de segundo volante no esquema 4-1-4-1 do treinador, mas voltou a perder espaço por conta do imbróglio de sua renovação.