Topo

Atlético-MG consolidou sistema, mas não se preparou para perder artilheiro

Atlético-MG aprimorou esquema de jogo com Luan atuando no meio e centralizado - Bruno Cantini/Atlético-MG
Atlético-MG aprimorou esquema de jogo com Luan atuando no meio e centralizado Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

16/07/2018 04h00

O Atlético-MG aproveitou o recesso do futebol nacional para descansar o elenco e reforçar o sistema de jogo. Foram dez dias de folga e três semanas de treinos, sempre com Róger Guedes no time titular. A saída do artilheiro do Campeonato Brasileiro, embora já esperada, não foi algo trabalhando neste período.

Com a negociação que levou Guedes para o Shandong Luneng, da China, o técnico Thiago Larghi vai ter de escolher um novo titular para o ataque alvinegro. O que não falta para o treinador são jogadores que atuam no setor ofensivo. Além dos que já faziam parte do elenco, o técnico ainda viu o clube concentrar seus esforços no mercado para este setor. Cinco dos seis contratados têm características ofensivas.

Tomas Andrade, Erik, Edinho e David Terans são os jogadores que inicialmente brigam pela vaga aberta com a saída de Róger Guedes. Entre a despedida do atacante e o jogo com o Grêmio, pela 13ª rodada do Brasileirão, o Galo não terá nem uma semana para procurar alternativas. Apesar do curto espaço para treinar o time sem seu artilheiro, Larghi não se mostra preocupado com a situação.

"Temos boas opções para o setor. A questão é ajustar um pouco o posicionamento ou a função, de acordo com o jogador. Mas todos que fazem parte do elenco já conhecem bem o funcionamento da equipe. Claro que tem as características particulares do Róger Guedes, e isso é só dele, não tem como substituir", comentou o treinador atleticano, efetivado no cargo durante a pausa no Brasileirão.

Para mostrar que as três semanas de trabalho na Cidade do Galo foram bem aproveitadas, o Atlético tem duas duras missões no retorno do Brasileirão. O time enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, e o Palmeiras, em São Paulo, medindo forças com dois dos postulantes ao título nacional.

O que se deve ver em campo, na Arena Grêmio e no Allianz Parque, é um Atlético como se viu nas 12 primeiras rodadas do Brasileirão. Uma equipe que gosta de trocar passes e com muita velocidade nas jogadas pelos lados. Um equilíbrio encontrado com a escalação de Luan pelo centro.

Se em um primeiro momento o camisa 27 do Galo chegou a reclamar da nova função, a parada durante a Copa do Mundo serviu para conversar com o treinador a treinar bastante por ali, voltando a função que fazia no começo de carreira.

"Para mim, não faz diferença jogar nessas posições. Tenho características para jogar em diversas posições e ajudar a equipe. Tive uma conversa com o Thiago, e ele falou da vontade em me escalar no meio, mas que pode precisar na ponta também. Ele viu uma característica para me escalar no meio, para deixar o time mais forte defensivamente, e estou trabalhando em cima disso, para quando chegar diante do Grêmio e poder fazer uma grande partida", declarou o jogador. 

Ao contrário de vários clubes que optaram por amistosos, o Atlético fez a preparação toda na Cidade do Galo. Foram dois jogos-treinos - contra a seleção brasileira sub-20 e o Coimbra, equipe da terceira divisão mineira. Foram dois triunfos, por 5 a 2 e 3 a 0, respectivamente.

Assim, após um mês de recesso, com dez dias de folga e três semanas de treinos, o Atlético que enfrenta o Grêmio deve ser formado por Victor, Patric, Gabriel, Juninho e Fábio Santos; José Welison, Elias, Luan e Tomás Andrade; Yimmi Chará e Ricardo Oliveira.