Topo

Flamengo inicia maratona de 11 jogos em 42 dias para decidir 2018

O técnico Maurício Barbieri orienta treino do Fla no Ninho do Urubu: hora da verdade - Gilvan de Souza/ Flamengo
O técnico Maurício Barbieri orienta treino do Fla no Ninho do Urubu: hora da verdade Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/07/2018 04h00

Acabou a tranquilidade. Se é que tal sensação existe no Flamengo. A partir de quarta-feira (18), quando enfrenta o São Paulo, no Maracanã, o Rubro-negro fará uma maratona de 11 jogos em 42 dias. Os compromissos são importantíssimos e podem decidir o ano de 2018 em três frentes: Campeonato Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil.

Líder isolado do Brasileirão, com 27 pontos, o Flamengo terá confrontos fundamentais na briga pelo título até o encerramento do primeiro turno. Além do São Paulo, o time enfrenta Botafogo (casa), Santos (fora), Sport (casa), Grêmio (fora), Cruzeiro (casa) e Atlético-PR (fora). O objetivo é manter ou se aproximar do aproveitamento de 75% dos pontos disputados. Tal marca deve garantir com razoável folga o Rubro-negro na ponta da tabela na virada do turno.

O desafio já seria complicado se fosse apenas pela competição de pontos corridos. Mas a missão é ainda mais delicada. Entre alguns desses jogos, o Flamengo decide o futuro na Copa do Brasil e na Libertadores, competições eliminatórias e que podem impactar de forma considerável na temporada.

Nos dias 1º e 15 de agosto, o Grêmio será o adversário do Rubro-negro nas quartas de final da Copa do Brasil. A primeira partida está marcada para Porto Alegre, enquanto a decisão no Rio de Janeiro. Não há tempo para relaxar.

Em 8 e 29 de agosto, o Flamengo terá pela frente o Cruzeiro, adversário que o derrotou nos pênaltis na final da Copa do Brasil do ano passado. Desta vez, as partidas serão pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O Maracanã receberá o primeiro duelo, já o Mineirão será o palco do encontro derradeiro.

Apesar da pressão por bons resultados nos próximos 42 dias e do entendimento de que a temporada depende disso, o elenco do Flamengo trabalha para transformar tudo em um cenário natural. O otimismo está presente entre os atletas antes dos grandes desafios. A torcida só espera que o clima seja mantido.

“Construímos confiança. Isso ajuda. Estamos em um ritmo bom e mostramos futebol. O momento é de crescimento e os treinos têm sido proveitosos. Esperamos voltar com tudo, melhores ainda do que antes”, comentou o meia Everton Ribeiro.