Topo

Conheça a revelação da Holanda que pode custar mais de R$ 200 mi ao Barça

O holandês Frenkie De Jong passa por Fellaini durante a final da Liga Europa 2017/2018 - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
O holandês Frenkie De Jong passa por Fellaini durante a final da Liga Europa 2017/2018 Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

18/07/2018 04h00

Um meio-campista versátil, capaz de jogar em várias funções na intermediária e até na zaga. É assim que a imprensa europeia descreve o holandês Frenkie de Jong, de 21 anos, que pode fazer o Barcelona desembolsar 50 milhões de euros (mais de R$ 220 milhões) para contratá-lo.

Desde que chegou ao time principal do Ajax, seu atual clube, em 2016, De Jong já disputou 37 partidas, fez dois gols e deu nove assistências. Além disso, ganhou o prêmio de “Jovem Talento” da Jupiler League (a segunda divisão holandesa, que disputou com o time B do Ajax) em 2016/2017.

No entanto, segundo jornais como o Mundo Deportivo, da Catalunha, o clube holandês tem feito jogo difícil nas conversas com o Barcelona. “Não posso prometer que vou ficar. Mas, do jeito que as coisas estão agora, acredito que estarei no Ajax na próxima temporada”, disse De Jong à AT5.

de jong - Handout/UEFA via Getty Images - Handout/UEFA via Getty Images
Imagem: Handout/UEFA via Getty Images

O retorno do volante Daley Blind, que cumpriria os mesmos papeis que ele em campo, pode ser um indício de que o Ajax está se preparando para a eventual saída do jovem. E mesmo se não puder contratar De Jong imediatamente, o Barça estaria interessado em garanti-lo pelo menos para 2019.

Frenkie De Jong também tem tido seu nome citado como alvo de clubes como Real Madrid, Paris Saint-Germain e Bayern de Munique. Porém, declarações recentes indicam que o jogador tem um carinho especial pelo que o Barcelona representa. Uma relação de admiração pelo clube que herdou de seu pai.

Afinal, Cruyff era uma figura muito respeitada na família dele. “Meu pai deixou o cabelo crescer para ficar igual ao dele”, disse Frenkie à revista Santos, da Holanda. Aliás, ele já teve de defender o craque Lionel Messi das críticas de seu próprio pai.

“Meu pai diz que o Messi não tem o carisma de Cruyff, e que o Cruyff fazia os outros jogarem melhor. Minha resposta para ele é que o Messi não precisa de mais ninguém”, afirmou o polivalente atleta de 21 anos, que é fã declarado do Barcelona.

“Puyol, Xavi, Iniesta, Busquets, Piqué, Dani Alves, Pedro, Messi, Eto’o, Villa... Que time! O time de Pep Guardiola foi o melhor de todos os tempos. Era uma alegria vê-los jogar, e devia ser um pesadelo para quem os enfrentava”, completou.

A julgar pelas viagens que já fez para Barcelona com os amigos Matthijs de Ligt e Justin Kluivert, que também são jogadores, De Jong gosta da cidade catalã. A imprensa europeia informa que seu agente, Ali Dursun, já conversou com representantes do Barça, como Abidal. Resta fazer o Ajax concordar.