Topo

Federação Alemã rebate Özil e lamenta decisão de se despedir da seleção

Ozil disse ter sido desrespeitado pela Federação Alemã por apoiar presidente turco - Alexander Hassenstein/Getty Images
Ozil disse ter sido desrespeitado pela Federação Alemã por apoiar presidente turco Imagem: Alexander Hassenstein/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/07/2018 12h13

A Federação Alemã (DFB) rebateu o meia Mesut Özil, que deixou a seleção da Alemanha alegando tratamento racista e desrespeitoso por parte da entidade. Em nota oficial, a DFB negou declaração do jogador do Arsenal e diz que sempre o apoiou, assim como fez com Jerome Boateng, que passou por problemas semelhantes.

“Lamentamos que Mesut Özil, ao contrário de Jerome Boateng, se sinta como se não tivesse recebido proteção suficiente quando se tornou alvo de provocações racistas”.

Às vésperas da disputa da Copa do Mundo da Rússia, Özil posou para fotos com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. A imagem foi interpretada como um apoio explícito à então campanha pela reeleição do presidente turco, que mantém uma relação de tensão com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A família do atleta é de origem turca.

Özil relata que recebeu diversas críticas na Alemanha por apoiar o presidente turco.

"Com dor no coração e depois de muito considerar os eventos recentes, não vou mais jogar pela Alemanha em nível internacional uma vez que sinto este sentimento de racismo e desrespeito", afirmou Özil.

Nesta segunda, a Federação Alemanha disse que não há diferenciação no tratamento dos atletas da seleção principal e de base do país e lamentou a decisão do meia.

“Das ligas mais baixas até as seleções nacionais, muitos jogadores de futebol com antecedentes migrantes fazem parte da DFB. Nós jogamos e vivemos juntos com nossas várias raízes, religiões e culturas. Um compromisso com esses valores fundamentais é um pré-requisito para todas as pessoas que jogam futebol na Alemanha”.

“A DFB lamenta a decisão de Mesut Özil de se afastar da seleção. Mas isso não afeta a determinação da associação em continuar seu trabalho bem-sucedido de integração”.