Topo

Sem Neymar, Fifa divulga 10 concorrentes ao prêmio de melhor do mundo

Shaun Botterill/Getty Images
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/07/2018 11h01

Sem a presença de Neymar na lista, a Fifa divulgou nesta terça-feira (24) os 10 jogadores que vão concorrer ao prêmio “The Best” de melhor do mundo. O vencedor será conhecido em cerimônia no dia 24 de setembro, em Londres.

Nenhum brasileiro está entre os selecionados. Concorrem ao prêmio o português Cristiano Ronaldo (ex-Real Madrid, atual Juventus), o belga Kevin De Bruyne (Manchester City), o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madri), o belga Eden Hazard (Chelsea), o inglês Harry Kane (Totenham), o francês Kylian Mbappé (PSG), o argentino Lionel Messi (Barcelona), o croata Luka Modric (Real Madrid), o egípcio Mohamed Salah (Liverpool) e o francês Raphael Varane (Real Madrid). Todos disputaram a Copa do Mundo da Rússia, e três deles foram campeões: Mbappé, Griezmann e Varane.

A lista de 10 nomes foi definida por votação de 13 especialistas escolhidos pela Fifa, entre eles os brasileiros Ronaldo, Kaká e Carlos Alberto Parreira. Fabio Capello e Lotthar Mathaus, críticos do brasileiro ao longo da Copa, também estavam no grupo.

O período compreendido para análise da performance de cada jogador é de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018, data da decisão da Copa do Mundo da Rússia.

Neste período, Neymar fez sua primeira temporada pelo PSG, enfrentou uma lesão que o deixou afastado por três meses e disputou um Mundial em que foi bastante criticado por exagerar nas quedas e simulações e foi eliminado junto à seleção brasileira nas quartas de final para a Bélgica. Vale lembrar que o brasileiro ficou na terceira colocação da premiação do último ano.

O Brasil não vence o prêmio de melhor do mundo oferecido pela Fifa desde 2007, quando Kaká foi eleito. Cristiano Ronaldo é o atual detentor do troféu, que foi rebatizado pela entidade para “The Best” depois do fim da parceria com a revista “France Football” na entrega da “Bola de Ouro”. O português tem cinco premiações oferecidas pela Fifa, o mesmo número do argentino Lionel Messi. 

A votação para a escolha do melhor entre os 10 começa na terça-feira e se encerra no dia 10 de agosto. Os três finalistas serão divulgados no começo de setembro. 

Haverá quatro grupos de votação: jornalistas selecionados pela entidade, capitães de seleção, técnicos e torcedores. Eles serão responsáveis por escolher o vencedor e o voto de cada grupo terá peso igual de 25%. Jogadores e treinadores podem votar em candidatos de seu próprio país, mas não em si mesmos.