Topo

Fluminense faz planos de ter 50% do grupo formado por jogadores da casa

Marcos Jr. e Pedro, dupla de ataque formada em Xerém - Mailson Santana/Fluminense
Marcos Jr. e Pedro, dupla de ataque formada em Xerém Imagem: Mailson Santana/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/08/2018 04h00

Clube cada vez mais identificado com a formação dos jogadores em casa, o Fluminense desenha um plano para aumentar ainda mais a presença dos "Moleques de Xerém" na equipe de cima.

Atualmente, o elenco dirigido por Marcelo Oliveira tem 12 de 31 jogadores com raízes tricolores, o que representa um índice de 39%. Segundo o diretor de futebol Paulo Angioni, o objetivo é de fácil alcance.

"O clube tem como regra o aproveitamento de 50% de jogadores formados no clube, mas não posso trabalhar como regra. Como temos um trabalho de muita excelência, vejo com tranquilidade que é uma coisa fácil de se aplicar no Fluminense", disse Angioni ao UOL Esporte.

Sem muitos recursos para investir, a política tricolor tem voltado os olhos cada vez mais para a base. A ordem é ir ao mercado apenas em casos mais pontuais, e quando a base não oferecer nenhuma matéria-prima para suprir determinada carência.

"Isso deve ser protocolar. Sou muito favorável que os clubes tenham suas regras, não posso chegar e achar que posso trocar tudo. Não é ainda (os 50%), mas será. Como tenho uma boa relação com o pessoal da base, a gente vai ajustando isso", completou o executivo.

A casa é representada por Marcos Felipe, Ayrton Lucas, Ibañez, Digão, Frazan, Matheus Norton, Danielzinho, Pedro, Marcos Jr., Marcos Calazans, Matheus Alessandro e Pablo Dyego.

Destes jogadores, Ayrton Lucas, Digão, Marcos Jr. e Pedro são titulares de Marcelo Oliveira. Artilheiro do Brasileiro, o camisa 9 está na mira de europeus e o caso é administrado pessoalmente pelo presidente Pedro Abad.