Topo

Goleiro mais caro do mundo já treinou passarinho e encareceu devido ao Real

Novo reforço do Chelsea caçava e treinava passarinhos durante a infância no País Basco - Chelsea FC/Divulgação
Novo reforço do Chelsea caçava e treinava passarinhos durante a infância no País Basco Imagem: Chelsea FC/Divulgação

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/08/2018 04h00

Kepa Arrizabalaga entrou para a lista das maiores transferências do futebol na última quarta-feira (8), quando trocou seu clube de infância, o Athletic Bilbao, pelo Chelsea por 80 milhões de euros (R$ 345 milhões). Mas por trás do rótulo de goleiro mais caro da história está um garoto que era apaixonado por passarinhos, ganhou prêmios e até apelido por conta do hobby.

Kepa nasceu em 3 de outubro de 1994 na pequenina porém charmosa Ondárroa, na costa da província de Biscaia, no País Basco. Criado no litoral, o futuro goleiro se dividia entre o futebol e os passarinhos. Quando não estava jogando no Aurrerá, o modesto time da cidade, costumava sair com o pai para caçar pintassilgo — pequena ave que é comum em toda a Europa —, levá-los para casa e então ensiná-los a cantar.

Com os pássaros, Kepa ganhou dois prêmios regionais durante sua adolescência, em 2008 e 2010, quando já jogava nas divisões de base do Athletic Bilbao. O goleiro não compete mais em tais torneios, mas as aves Oker, Rocky e Raikkonen seguem carreira nas mãos de seu pai.

Kepa - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cria do Bilbao desde criança, Kepa (centro) jogou em todas as categorias do clube
Imagem: Reprodução/Instagram
Arrizabalaga chegou ao Bilbao ainda aos nove anos, jogou em todas as categorias de base e só saiu por empréstimo para ganhar experiência. Quando voltou ao clube, em 2016, foi para desbancar o ídolo Iraizoz e ser titular no time principal. Pela paixão por passarinhos, e talvez por ‘voar’ em suas defesas, Arrizabalaga ganhou apelido de ‘Jilguero’ de alguns companheiros no Bilbao (pintassilgo, em português).

O goleiro tem no currículo o título de campeão europeu sub-19, conquistado em 2012 com uma seleção espanhola que também tinha Suso, Denis Suárez e Paco Alcácer. No ano seguinte, quando jogava pelo time B do Bilbao, voltou a viver um dia de torcedor e viu da arquibancada a despedida do antigo estádio San Mamés, que foi casa do clube por 100 anos (veja abaixo).

Preço alto após não ida ao Real

Em janeiro deste ano, o goleiro não acertou com o Real Madrid por detalhes. Livre para assinar pré-contrato na ocasião, segundo o jornal ‘As’ ele teria inclusive ido à capital espanhola para realizar exames médicos. Mas no final das contas acabou renovando com o Bilbao até 2025 — acordo rompido nesta semana para a transferência ao Chelsea. Questionado na ocasião, o técnico Zidane admitiu que “Kepa é talentoso”, mas disse que não quis “um goleiro no meio da temporada”.

Os 80 milhões de euros pagos pelo Chelsea têm tudo a ver com este episódio. Kepa custava ‘só’ 20 milhões de euros no início do ano, mas a multa rescisória quadruplicou no contrato renovado com o Bilbao. Foi tal acordo que viria a torná-lo, seis meses depois, o goleiro mais caro da história do futebol.

Bom reflexo e confiança nos pés

O estilo de Kepa faz a imprensa espanhola compará-lo a ninguém menos que Iker Casillas. Aos 23 anos, o novo goleiro do Chelsea tem ótimo reflexo, bom jogo com os pés e 1,88m de altura — 11 centímetros mais baixo do que Courtois, que vai ao Real Madrid. Defende a seleção espanhola desde o sub-17 e ganhou espaço de vez no Athletic Bilbao sob comando de Ernesto Valverde, atual treinador do Barcelona.