Topo

Lista de Tite desfalca clubes em clássicos no Brasileirão e semi na Copa BR

Pedro Martins.Mowa Press
Imagem: Pedro Martins.Mowa Press

Do UOL, em São Paulo

17/08/2018 13h25

Além de provocar ausências nas semifinais da Copa do Brasil, a convocação em lista da seleção apresentada nesta sexta-feira (17) de cinco jogadores que atuam no futebol brasileiro – sem incluir o flamenguista Sub-20 Hugo – provocará desfalques em Corinthians, Cruzeiro Flamengo, Fluminense e Grêmio em duas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, de acordo com a previsão de datas no site da CBF. Neste período, estão previstos dois clássicos regionais que serão afetados: Palmeiras x Corinthians, Internacional x Grêmio e Fluminense x Botafogo.

Para minimizar as perdas, a comissão técnica convocou apenas um jogador de cada time para enfrentar Estados Unidos (7/9) e El Salvador (11/9). Foram eles o cruzeirense Dedé, o corintiano Fagner, o flamenguista Lucas Paquetá, o gremista Everton e Pedro, do Fluminense. “Tentei procurar ser o mais justo possível. A essência é a minha responsabilidade e é com a seleção, mas também tenho que enxergar o outro lado”, disse Tite.

Os jogadores da seleção se apresentam à seleção na semana que tem início no dia 3 de setembro, após a disputa da 22ª rodada. Na sequência, estão programados jogos para os dias 5 ou 6 de setembro (23ª rodada) e 8,9 ou 10/9 (24ª rodada). A tabela detalhada ainda não foi divulgada pela CBF, mas não há espaço no calendário para adiamentos.

Na sequência, estão programados os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil, para quarta-feira dia 12 de setembro. O Brasil joga um dia antes. Segundo o diretor de competição da CBF, Manoel Flores, não há chances de os jogos serem disputados no dia seguinte, uma quinta-feira. "Tem um contrato com a TV, não dá. Não acontecerá", disse.

Em situações parecidas, já houve tentativas de clubes em antecipar a volta dos jogadores em voos logo após um amistoso, mas clubes como o Flamengo já contam com o desfalque.

''Um absurdo. Interferir no equilíbrio da semifinal da principal competição mata-mata do Brasil para disputar dois amistosos sem expressão é lamentável'', disse o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, ao blog de Rodrigo Mattos.

Assim, dos três clubes nas semifinais da Copa do Brasil, apenas o Palmeiras não terá desfalques provocados pela seleção brasileira. Vale lembrar que outras seleções sul-americanas jogarão no período e outros atletas podem virar desfalque, incluindo outros clubes. É o caso do Grêmio, que também já perdeu o zagueiro Walter Kannemann, convocado para amistosos da Argentina.

Veja os jogadores convocados e as partidas que eles serão desfalques

Dedé (Cruzeiro)
Fagner (Corinthians)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Pedro (Fluminense)
Everton (Grêmio)
Walter Kannemman (Grêmio, convocado pela seleção argentina)


23ª rodada (5 ou 6/9) do Brasileiro
Fluminense
x Vitória
Botafogo x Cruzeiro
Ceará x Corinthians
Santos x Grêmio
Internacional x Flamengo

24ª rodada (8, 9 ou 10/9) do Brasileiro
Fluminense x Botafogo
Flamengo x Chapecoense
Sport x Cruzeiro
Palmeiras x Corinthians
Internacional x Grêmio

Copa do Brasil (12/9) - ainda sem mando definido.
Cruzeiro x Palmeiras
Corinthians x Flamengo