Topo

Promessa do Grêmio chamada por Tite tem multa de quase R$ 500 milhões

Divulgação/Grêmio
Imagem: Divulgação/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/09/2018 04h00

O Grêmio tem outro jogador, além de Everton, com a seleção brasileira nos Estados Unidos. Tite chamou Tetê, de 18 anos, para treinar com a equipe principal durante o período de amistosos contra Estados Unidos e El Salvador. Em Porto Alegre, o atacante tem um cartaz que pode ser aferido pelo valor da multa rescisória prevista em contrato: 100 milhões de euros.

Na cotação atual, a cláusula de saída para clubes do exterior vale R$ 482 milhões. Tetê renovou contrato até 2021 e o Grêmio tem opção para prorrogar por mais dois anos. O acordo foi costurado após o atacante se destacar na Copa São Paulo deste ano, com cinco gols em cinco jogos.

Natural de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, o jovem Matheus Cardoso Lemos Martins foi descoberto na Escola de Futebol do Grêmio aos 8 anos. De lá, foi para as categorias de base e não parou de subir. Atualmente, se divide entre o time de transição e o sub-20 mesmo com idade para atuar em uma equipe inferior.

Em 2016, Tetê foi escolhido para protagonizar campanha institucional do Grêmio. O vídeo destaque as categorias de base do clube e três destaques do setor deram depoimentos. Além do ponteiro, Jean Pyerre e Phelipe Megiolaro. O trio é citado como case de sucesso na captação e formação desde as idades menores.

No mesmo ano, Matheus marcou incríveis 33 gols. Em 2017, com a política do Grêmio de ficar fora do estadual sub-17, o número caiu para 25 bolas na rede.

A velocidade, o drible e grande poder de finalização rendem elogios dentro e fora do Grêmio. Em junho, Tetê foi convocado para participar de uma semana de treinos da seleção brasileira sub-20, em Teresópolis. Vem de lá o relatório que gerou chamado por parte de Tite.

Tetê (Grêmio) - Rodrigo Fatturi/Grêmio - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Tetê chegou ao Grêmio com nove anos e é destaque na base há tempos
Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Carlos Amodeu, treinador da seleção sub-20, tem participação efetiva no período de treinos de Tetê com Neymar e companhia. O chamado servirá para observação, além de auxílio objetivo no dia a dia da equipe em solo norte-americano. O time nacional da categoria está reunido para três amistosos no México - dois contra a seleção local e outro com o Japão.

Em Porto Alegre, o Grêmio acredita tanto em Tetê que a renovação assinada em abril já foi tratada pelo departamento de futebol profissional do clube. A ideia é aguardar que o jovem supere etapas para receber as primeiras chances no elenco principal. O conceito de estágios se sobrepõe aos recortes de idade, por exemplo. Assim, há liberdade para eventual promoção cedo ou aproveitamento mais tardio, de acordo com o rendimento.