Topo

"Sei que favoreceu o Palmeiras", diz Tite sobre convocação para amistosos

Pedro Lopes

Do UOL, em Nova Jersey (EUA)

08/09/2018 00h11

Tite afirmou que o Palmeiras foi favorecido pela convocação da seleção brasileira para os amistosos de setembro. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (7), após a vitória por 2 a 0 contra os Estados Unidos, o comandante disse que tem essa consciência, mas que não teve opções.

Além do amistoso desta sexta, o treinador convocou o time para enfrentar o El Salvador, nesta terça-feira, véspera das semifinais da Copa do Brasil. Os times envolvidos, inclusive, já fizeram esquema especial para tentar contar com seus atletas na decisão.

O Cruzeiro cedeu Dedé, o Flamengo cedeu Lucas Paquetá, e o Corinthians só não cedeu Fagner porque o lateral foi cortado. Apenas o Palmeiras entre os semifinalistas da Copa do Brasil não teve convocados.

"Sou oriundo de clubes, sempre tenho muito cuidado, de ter equidade sem prejudicar a ambição que o cara tem de defender a seleção. Poderia ter tirado dois atletas, mas procurei tirar um de cada, para ter essa situação, e oportunizados. Tivemos quatro, cinco atletas que nunca tinham entrado. Não queria prejudicar os clubes, um lado meu não queria. Acaba prejudicando, tenho essa consciência. Não tendo um do Palmeiras, favorece o Palmeiras, eu tenho essa consciência. Só que preciso fazer o melhor com a seleção brasileira, e arcar com as consequências disso", analisou.

Na convocação, Tite já havia explicado que se limitou a convocar apenas um atleta por time brasileiro, especialmente dos que estavam classificados para a semifinal da Copa do Brasil. Além disso, os atletas desfalcarão as equipes em duas rodadas de Brasileirão.

Por fim, o comandante admitiu que entrar em campo nesta sexta-feira ainda teve um pouco de frustração por conta da derrota na Copa do Mundo, nas quartas de final, contra a Bélgica.

"Nós estamos retomando, em cima de uma dor e frustração de eliminação. Nos reunimos, estava todo mundo neste aspecto emocional, em uma retomada, uma equipe que teve o Douglas Costa na sua segunda partida. Dar uma rodagem maior a quem tem a possibilidade, Firmino, Douglas Costa, para que tenham uma real oportunidade. Se fica tira, sai, põe, não tem um critério para análise maior. Foi acima da minha expectativa, não teve brilhantismo em todos os momentos, mas as oportunidades ofensivas estão aí. No segundo jogo, vai ter oportunidade maior para outros atletas iniciarem. Oportunidade de alguns, responsabilidade de desempenho de outros", finalizou.