Topo

Uruguaio afirma ter anulado Neymar na final da Libertadores de 2011

AFP PHOTO/Pablo PORCIUNCULA
Imagem: AFP PHOTO/Pablo PORCIUNCULA

Do UOL

Em São Paulo

08/09/2018 17h13

Relevado pelo Peñarol e com grande história no clube uruguaio, o zagueiro Alejandro  González disse ao jornal chileno La Tercera, neste sábado (08), que foi responsável por anular Neymar no primeiro jogo da final da Libertadores de 2011, entre Santos e Peñarol, quando ambos se enfrentaram em Montevidéu, em confronto que terminou igualado em 0 a 0.

Na ocasião, o jogador precisou ser deslocado para a lateral direita e exerceu marcação individual contra o craque brasileiro. Hoje no Palestino (Chile), González diz que, naquele duelo, o camisa 10 da seleção brasileira teve atuação apagada por conta do seu bom desempenho.

“Naquela final eu tive que marcar o jogador mais difícil. Eu tive que fazer uma marcação pessoal em Neymar, que talvez fosse o melhor jogador da América naquela época. Como eu fiz bem, abriu as portas para a Europa. Nesse jogo no Uruguai, quando marquei Neymar, ele praticamente não tocou na bola”, lembra o defensor uruguaio que teve passagens pelo futebol italiano.

Apesar do seu bom rendimento no estádio Centenário, González recorda que não estava tão confiante para jogar uma decisão de tamanha importância. “Aquela Copa foi incrível. Eu sempre joguei de zagueiro central, como aqui no Palestino, mas joguei de lateral naquela partida. Não tive muita esperança, mas joguei bem e ganhei confiança com 60 ou 70 mil pessoas nas arquibancadas. ”

No jogo de volta, o Peñarol também conseguiu segurar o Santos enquanto González esteve em campo. O zagueiro deixou o campo machucado aos 37 do primeiro tempo, quando a partida estava com o placar zerado. Contudo, na etapa complementar, Neymar e o lateral Danilo marcaram para o Peixe, que venceu por 2 a 1 e se consagrou tricampeão da Libertadores.