Topo

Presidente do Santos rebate vice por sugerir 'crime' em acordo por Sánchez

Presidente José Carlos Peres e o vice Orlando Rollo - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Presidente José Carlos Peres e o vice Orlando Rollo Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

12/09/2018 17h28

As desavenças públicas entre o presidente José Carlos Peres e o vice Orlando Rollo ganharam mais um episódio nesta quarta-feira (12). O atual mandatário soltou uma nota oficial defendendo-se de acusações feitas pelo seu desafeto em uma entrevista dada ao jornalista Jorge Nicola em reportagem publicada pelo site Yahoo! Esportes.

Orlando Rollo contestou o fato de Pedro Doria, maior aliado de Peres e membro do Comitê de Gestão do Santos, ter assinado em seu lugar o contrato de compra do uruguaio Carlos Sánchez.

“Isso talvez possa até configurar um crime. Com certeza pode ter algum interesse escuso nisso. Porque eu estava na Vila Belmiro no dia da assinatura do contrato e ninguém me chamou ou avisou de nada”, questionou Orlando Rollo.

“Não sei por que assinaram no meu lugar. Confesso que estranhei, até porque fui a favor da contratação do Sanchez. E, pelo estatuto, o presidente poderia ter assinado com qualquer outro membro do CG. Então, por que pôr o meu nome lá?”, acrescentou em entrevista a Jorge Nicola.

Horas depois da publicação da matéria, José Carlos Peres soltou uma nota oficial em que diz ter sido surpreendido pelo ataque público feito por Orlando Rollo.

“Lamentamos que o desejo de alcançar o poder via um processo político de impeachment cegue de tal forma o Sr. Orlando Rollo. Uma pequena amostra do tipo de procedimento e falta de postura de quem pretende tomar a presidência do Clube”, contestou Peres, que em seguida apresentou mais informações para negar a acusação feita por Rollo.

Confira a nota completa:

Fui surpreendido com o ataque público feito pelo Vice-Presidente Orlando Rollo contra o processo de formalização do contrato do atleta Carlos Sánchez.

Palavras do Vice-Presidente contra sua própria instituição:

“Isso talvez possa até configurar um crime”, avalia Rollo, colocando em dúvida o motivo de sua assinatura ter sido substituída pela de um membro do Comitê de Gestão. “Com certeza pode ter algum interesse escuso nisso. Porque eu estava na Vila Belmiro no dia da assinatura do contrato e ninguém me avisou de nada.”

Nenhum porta voz com mínimo de responsabilidade poderia utilizar expressões como “isso talvez possa até…”, “com certeza pode…” para falar “crime” e “interesse escuso”, ainda mais o próprio Vice-Presidente sobre a própria instituição.

Lamentamos que o desejo de alcançar o poder via um processo político de impeachment cegue de tal forma o Sr. Orlando Rollo. Uma pequena amostra do tipo de procedimento e falta de postura de quem pretende tomar a presidência do Clube.

Para não restar nenhuma dúvida sobre a irresponsabilidade dessas declarações, seguem esclarecimentos do nosso Departamento Jurídico:

Quanto as últimas, e levianas, acusações de que houve “crime” e que a inscrição e registro na CBF do Atleta Carlos Sanchez na Copa do Brasil não ocorreu por questões de assinatura em um contrato de intermediação, temos a considerar:

i) Todos os contratos no Santos FC são firmados pelo Presidente e sempre acompanhados da assinatura de outro – e qualquer outro – membro do Comitê de Gestão, conforme o Artigo 65, Parágrafo Segundo, “b” do Estatuto Social. Vale dizer, não é e nunca foi imprescindível a assinatura da Vice-Presidência para gerar validade e eficácia aos contratos do Clube;

ii) No documento em questão, Contrato de Intermediação, ficou constando o nome do Vice-Presidente em razão deste ter presenciado e aprovado as tratativas com o agente do jogador Carlos Sanchez. Tão só. Contudo, como no momento da assinatura do Contrato o Vice-Presidente se ausentou, ficou a encargo do Membro do Comitê de Gestão presente – Sr. Pedro Dória – a segunda assinatura do Santos FC, inclusive aportando seu carimbo de identificação ao lado. Nenhuma ilegalidade ou infração estatutária nisso;

iii) Posteriormente e sequencialmente, o Vice-Presidente leu a íntegra do Contrato e ratificou todos os seus termos, aportando sua assinatura abaixo;

iv) Quanto à questão de inscrição na CBF, essa se deu em 03.08.2018, com o protocolo nº. 0155953 na Federação Paulista de Futebol, após a regularização do visto de trabalho e emissão da CTPS. Neste protocolo, dito contrato de intermediação sequer fez parte do protocolo em questão. Trata-se de instrumento de comissionamento e não possui qualquer relação ou condição direta ou indireta para registro de um atleta de futebol.

Espero que possamos nestas novas eleições, Rollo x Peres, que se tornou esse desastrado processo de impeachment, mantermos minimamente a dignidade, preservarmos ao máximo a imagem do Santos FC e não termos mais episódios constrangedores como o dessas declarações levianas e irresponsáveis.

J. C. Peres