Topo

Santos anuncia Renato como novo executivo. Volante seguirá como jogador

José Carlos Peres e Renato concederam coletiva para anunciar a novidade - Divulgação/Santos FC
José Carlos Peres e Renato concederam coletiva para anunciar a novidade Imagem: Divulgação/Santos FC

Do UOL, em Santos (SP)

18/09/2018 17h51

Um dos nomes cotados para assumir o cargo deixado recentemente por Ricardo Gomes, o volante Renato será mesmo o novo executivo de futebol do Santos. O anúncio oficial foi feito na tarde desta terça-feira (18), em entrevista coletiva no CT Rei Pelé que contou com o próprio jogador – e agora dirigente – e o presidente José Carlos Peres.

"Já ganhamos um presente de Natal. Gostaria de apresentar para vocês o nosso novo executivo de futebol. Os jogadores aceitaram, todos ficaram em festa. Grande profissional, é fácil falar do Renato. É santista de coração", anunciou Peres.

Renato acumulará as funções de dirigente e jogador e irá pendurar as chuteiras ao final do ano, conforme revelou na coletiva: "Tenho contrato até final de dezembro e continuarei ajudando o treinador Cuca dentro de campo. Em paralelo, também vou iniciar essa nova função, já planejando a temporada de 2019".

A nova função de Renato foi uma sugestão do técnico Cuca, que inclusive fez elogios ao jogador e falou sobre a possibilidade de ele assumir o cargo de executivo em entrevista coletiva após o clássico contra o São Paulo, no último domingo (16).

"Logo após a saída do Ricardo, o Cuca veio perguntar a mim sobre a possibilidade. Conversei com a família. Minha intenção era encerrar a carreira no clube do coração. Pensei bastante nos últimos dias e conversei com pessoas. Fiquei muito agradecido pelo convite e pela nova oportunidade", acrescentou o experiente volante.

De acordo com o presidente santista, Renato reúne totais condições para exercer a nova função: "Este cargo tem de ser político, atender bem as pessoas. Ele reúne todas as condições necessárias. Ele é importante também na questão da base, com estes meninos que estão surgindo. Ele também vai aprender com os cursos. A CBF também já tinha oferecido".

Renato assume o cargo que estava vago desde a saída de Ricardo Gomes, no início de setembro. Ele ficou pouco mais de dois meses na função e deixou o clube da Vila Belmiro para se tornar manager no Bordeaux, da França.

Aos 39 anos, Renato será o terceiro executivo de futebol do Santos na temporada 2018. O primeiro foi Gustavo Vieira, sobrinho de Raí, demitido após 45 dias de trabalho.

Com Cuca, Renato vem sendo pouco utilizado no time do Santos. Até aqui, o volante foi escalado em apenas quatro das 13 partidas com o treinador no comando, sendo a última delas na vitória contra o Paraná, no domingo retrasado.

Revelado pelo Guarani, Renato ganhou destaque no futebol brasileiro pelo Santos, com os títulos brasileiros de 2002 e 2004. Em seguida, passou por Sevilla e Botafogo e retornou ao clube da Vila Belmiro em 2014. Nesta segunda passagem, conquistou os títulos paulistas de 2015 e 2016.