Topo

STJD marca julgamento de Diego Souza, Lugano e Léo para sexta-feira

Diego Souza foi expulso no jogo do São Paulo contra o Fluminense - Marcello Zambrana/AGIF
Diego Souza foi expulso no jogo do São Paulo contra o Fluminense Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

19/09/2018 13h33

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva agendou para esta sexta-feira (21), às 10h, os julgamentos de Diego Souza e Diego Lugano, do São Paulo, e Léo, do Fluminense. Os três se envolveram em incidentes no empate entre 1 a 1 entre as equipes, dia 2 de setembro, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Diego Souza e Léo serão julgados pelo mesmo lance. O atacante do São Paulo levantou o braço em direção ao peito do adversário em jogada que foi interpretada como agressão pelo árbitro Dewson Freitas. Por isso, o camisa 9 acabou expulso.

Curiosamente, Léo será julgado por simulação, já que no mesmo lance levou a mão ao rosto, como se tivesse sido atingido em cheio em região.

No caso de Lugano, a denúncia está ligada aos xingamentos do uruguaio direcionados a Dewson na entrada dos vestiários do Morumbi, durante o intervalo da partida. O dirigente chamou o trio de arbitragem de irresponsável e usou palavrões para protestar contra a expulsão de Diego Souza.

O artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que pode afetar Lugano, com punição de 15 a 180 dias de suspensão, é o mesmo no qual Léo pode ser inserido. Por ser jogador, e não dirigente, o lateral corre o risco de um gancho de duas a seis partidas se for condenado por simulação. Já Diego Souza, se julgado por "ato hostil", pode ser punido com multa e ainda suspensão de um a três jogos, conforme o artigo 250. Se cair em "agressão", no artigo 254, a pena pode chegar a 12 partidas.