Topo

Calendário 2019 repete problemas com data-Fifa, mas 'para' na Copa América

Lucas Mercon / Fluminense FC
Imagem: Lucas Mercon / Fluminense FC

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 18h15

A CBF divulgou nesta quarta-feira (3) o calendário do futebol brasileiro em 2019. De modo geral, a temporada terá os problemas já conhecidos: os campeonatos não param em datas-Fifa, que podem ter influência direta nas disputas por títulos do Brasileirão e da Copa do Brasil — exatamente como neste ano. A novidade é uma janela para a Copa América, a exemplo do que acontece em anos de Copa do Mundo.

São cinco períodos de datas-Fifa ao longo do ano, e os principais campeonatos não param em nenhum deles. O caso mais grave envolve as finais da Copa do Brasil, em 4 e 11 de setembro, que se misturam com duas datas de seleções nos dias 5 e 10. O Brasileirão também paga o preço, justamente em sua reta final, com as rodadas 24, 25, 26 e 33 de alguma forma prejudicadas por possíveis convocações.

O calendário indica o início da pré-temporada logo em 2 de janeiro, com os estaduais começando no dia 20 do mesmo mês. As fases preliminares de Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil começam no dia 6 de fevereiro.

Os problemas começam entre 21 e 26 de março, quando há as primeiras datas-Fifa do ano: os estaduais não param, e há compromissos de Libertadores e Copa do Brasil no dia 27. Tudo se repete em 6 e 11 de junho, e os casos citados acima marcam o segundo semestre. Clique aqui e veja o calendário na íntegra.

Jogos mais cedo na quarta-feira

Reivindicação comum entre muitos torcedores, a antecipação de partidas disputadas no meio de semana avança em 2019. Todas as partidas noturnas da temporada começarão no máximo às 21h30 (de Brasília), o que facilita um pouco a vida de quem depende de transporte público no retorno para casa após os jogos.