Topo

William Pottker perde status de goleador e encara novo jejum no Inter

William Pottker convive com longos períodos sem marcar gols no Internacional - Ricardo Duarte/Inter
William Pottker convive com longos períodos sem marcar gols no Internacional Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/10/2018 04h00

Quando contratado pelo Internacional, William Pottker era precedido de um rótulo: goleador. Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2016 e do Campeonato Paulista de 2017, o atacante egresso da Ponte Preta era esperança para liderar a marcação de gols no Internacional. Mas oscilações bruscas marcam a passagem pelo Beira-Rio e um novo período sem balançar as redes.

Pottker até foi o artilheiro do Inter na Série B do ano passado com dez gols. O absoluto da temporada foi Nico López com 17. Mas mesmo assim conviveu com longos períodos sem gol. Entre 16 de setembro, diante do Figueirense, e 18 de novembro, contra o Goiás, ficou 1.076 minutos de bola rolando sem marcar. Foram 11 jogos de jejum.

Neste ano, foram 1.032 minutos sem marcar entre os jogos contra São José-RS, em 8 de fevereiro, e Atlético-PR, no dia 19 de julho. Ao todo, 14 partidas sem balançar as redes do adversário.

Um novo período sem marcar se apresenta. Já são cinco jogos sem comparecer no placar. O último gol dele aconteceu sobre o Flamengo, há um mês.

Com 24 anos, Pottker soma 35 jogos e marcou dez gols em 2018. O mesmo número de gols que marcou em 32 jogos pelo Inter na temporada passada, ou em 20 partidas no primeiro semestre de 2017 pela Ponte Preta. Ainda na equipe de Campinas, em 2016, fez 14 gols em 31 compromissos.

Desde o jogo contra o Flamengo, Pottker tentou apenas uma conclusão em gol segundo estatísticas do Footstats. Foi no duelo com o Corinthians. Nos demais jogos, nenhuma tentativa sequer foi registrada.

No modelo tático adotado pelo Colorado, o jogador já atuou pelas duas extremas do 4-1-4-1 e contra o Sport começou como centroavante. Enquanto busca voltar a ser protagonista, vê crescer a concorrência com as boas participações de Rossi, que se lesionou e para por dez dias, e Wellington Silva, que tem se destacado nos treinamentos.

O Inter volta a campo no próximo domingo (14) para encarar o São Paulo no Beira-Rio.