Topo

Ricardo Oliveira mostra fôlego e participa de 36% dos gols do Atlético-MG

Ricardo Oliveira é o artilheiro do Atlético-MG na atual edição do Campeonato Brasileiro - Bruno Cantini/Atlético-MG
Ricardo Oliveira é o artilheiro do Atlético-MG na atual edição do Campeonato Brasileiro Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

11/10/2018 04h00

De contrato recém-renovado, Ricardo Oliveira ostenta números importantes pelo Atlético-MG. Mesmo que tenha passado por uma seca recente, a sua maior desde a chegada a Belo Horizonte, o centroavante é quem mais participou de gols da equipe na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Com 11 bolas nas redes e seis assistências, o veterano de 38 anos teve influência direta em 36,1% dos 47 gols do Galo no torneio nacional. Ninguém tem números parecidos. Róger Guedes, que fez nove gols e deu três assistências em 12 jogos participados, é quem mais se aproxima. O atleta que defende o Shandong Luneng, da China, participou diretamente de 25,5% dos tentos do time no torneio.

O atacante que assinou um novo contrato há pouco mais de um mês não impressiona apenas pelo desempenho ofensivo. A presença em campo é outro fator que agrada diretoria e comissão técnica. Ricardo Oliveira é o segundo que mais atuou durante o Brasileirão, com 2320 minutos. Mesmo aos 38 anos, ele está atrás somente de Victor (2520 minutos) neste quesito.

"Eu estou muito satisfeito pela participação, pelo número de jogos, pelos gols, pelas assistências, pelas participações diretas nos gols do time. Isso é muito bacana, muito legal. Mas eu gostaria que coletivamente nós estivéssemos em uma melhor condição dentro da competição. Eu vou ser cobrado por isso, talvez pelas assistências não muito. Mas o número 9 no Brasil é cobrado por gols. São 20 gols até aqui, faltam dez jogos. Eu vou dar o meu melhor para fazer mais gols. Que com esses gols, a gente consiga uma posição melhor dentro da competição. Mas eu não posso deixar de valorizar esses números também. Me deixa bastante feliz", afirmou.

O período em campo pelo Atlético no Brasileiro já é superior a todo o que ficou esteve no gramado pelo Santos, em 2017. Na ocasião, o jogador atuou por 1918 minutos. As suas ausências, entretanto, foram devido a problemas clínicos atípicos para atletas.

"No ano passado, eu sofri bastante e não foi com lesão muscular, foi lesão de caxumba, pneumonia... São coisas que me tiraram muito dos jogos lá no Santos. Mas o que me deu respaldo aqui foi uma excelente pré-temporada que fiz. Completei ela toda. Estou aí lutando, dando o meu melhor, com as dificuldades que a gente encontra dentro do campo, da competição, dentro do ano que tem sido bastante difícil, mas temos um objetivo único. O objetivo é focar nos dez últimos jogos e dar o melhor para que a gente fique o mais alto possível na colocação", concluiu.

Ricardo Oliveira assinou contrato até dezembro de 2020 com o Atlético-MG no início de setembro. O novo vínculo do camisa 9 foi acertado horas antes da vitória sobre o São Paulo, pelo Brasileirão.