Topo

Mulher saudita ganha carro durante clássico, mas tem identidade preservada

Pedro Ivo Almeida/UOL
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Jeddah (Arábia Saudita)

16/10/2018 16h37

Dois carros foram sorteados durante o intervalo da partida entre Brasil e Argentina, nesta terça-feira (16), em Jeddah, na Arábia Saudita. Uma mulher saudita foi premiada com um dos veículos, mas sua identidade não foi revelada.

A sorteada vestia burca e foi mostrada na transmissão do jogo, mas não saiu das arquibancadas, enquanto um homem ganhou o outro carro. Ele foi ao gramado e recebeu a chave dentro de campo.

As mulheres só tiveram permissão para dirigir na Arábia Saudita no primeiro semestre deste ano.

Mesmo com o mistério sobre a identidada da mulher, o fato simbólico foi destacado pela organização do jogo. A imagem da sorteada indo às lágrimas após ganhar o carro foi repetida diversas vezes no telão durante o segundo tempo, tomando o espaço natural da transmissão do jogo.

Jornalista “barrada”

Quem não teve a mesma sorte foi a jornalista japonesa Kiyomi Nakamura. Ela foi barrada por seguranças quando tentava acessar a tribuna de imprensa do estádio. Os responsáveis locais informaram que ela não poderia ficar misturada aos homens no local. Houve um impasse e a questão só foi resolvida após a intervenção de um assessor da federação saudita.

Kiyomi é a primeira estrangeira a realizar uma cobertura jornalística na história do estádio King Abdullah, em Jeddah. Antes proibida, as mulheres só tiveram acesso a praças esportivas a partir deste ano na Arábia Saudita.