Topo

Inter dá 'liberdade controlada' e comemora melhor temporada de Nico López

Nico López comemora gol do Internacional contra o São Paulo no Beira-Rio - Ricardo Duarte/Inter
Nico López comemora gol do Internacional contra o São Paulo no Beira-Rio Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2018 04h00

Não há dúvida de que Nico López vive sua melhor temporada pelo Internacional. O uruguaio é artilheiro da equipe na temporada com 12 gols e também soma uma série de participações em lances que acabaram com companheiros marcando. S construção do rendimento ideal se deve à "liberdade controlada" que a comissão técnica dá a ele dentro do esquema de jogo.

Nico tem três possibilidades de utilização. Na formação habitual do Inter, 4-1-4-1, joga aberto por um dos lados, geralmente o esquerdo. Depois de um período de aprendizagem, entendeu sua função tática neste esquema, já faz parte dos movimentos defensivos e participa do início das jogadas.

Mais "responsável", passou a crescer também no princípio dos lances, desequilibrando a transição defensiva do oponente e encontrando bons passes para companheiros.

Em caso do Colorado alterar para o 4-2-3-1, como ocorreu diante do São Paulo, Nico pode ser tanto o armador centralizado quanto o centroavante. Nos dois momentos, possui liberdade para "flutuar" de um lado a outro e concluir com a qualidade que o fez ser artilheiro do time também na temporada passada.

O comum entre os três posicionamentos é a "liberdade controlada". Nico pode atacar, mudar de lado, driblar e chutar de longe, todas características suas, que se podadas pela ideia tática podem acabar prejudicando o rendimento do time. Ou seja, ele não deixou de ser o mesmo jogador que por vezes parece individualista: conclui, desequilibra e corre de uma extremidade à outra do campo.

Porém, a enxurrada de possibilidades técnicas criadas por suas características precisam obedecer uma conduta que não desestabilize o sistema todo. Ele pode driblar, mas em locais em que isso faça diferença e com objetividade. Pode chutar, desde que um companheiro não esteja melhor colocado. Pode cruzar o campo, desde que algum companheiro esteja disponível para fazer a compensação defensiva em um poss´viel contra-ataque.

Passar essa consciência tática para "El Diente" foi um processo longo, construído ao longo da temporada pelo técnico Odair Hellmann, com auxílio dos demais membros da comissão técnica e até dirigentes do Inter.

"Eu acho que ele pode fazer todas estas funções. No início, ele tinha uma restrição a jogar no lado. Porque durante muito tempo jogou solto pelo meio, com duas linhas de quatro, para flutuar. Mas acabamos conseguindo, através de treinamentos e conversas, mostrar para ele que poderia fazer este corredor do lado esquerdo e flutuar para dentro como meia. Que bom que ele acreditou nisso, é mérito total dele. Mas pode jogar por dentro, como começou hoje (domingo, diante do São Paulo), ou pelo lado, como atacante ou armador. Que bom que ele está conseguindo isso, e jogando muito bem", afirmou Odair.

Nico López disputou 41 jogos nesta temporada e fez 12 gols,  no ano passado foram 17 em 53 compromissos. 

Mas a participação cresce em 2018 levando em conta o trabalho coletivo. Foram também seis assistências para o uruguaio de 25 anos no ano. No Campeonato Brasileiro, ele soma nove gols e quatro assistências, participando de um terço dos gols do Inter no torneio.