Topo

Football Leaks: Guardiola fechou com City 4 meses antes de anúncio oficial

Warren Little/Getty Images
Imagem: Warren Little/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2018 14h16

A série de informações confidenciais do futebol europeu vazadas nos últimos dias pelo Football Leaks atingiu mais um nome de peso: Pep Guardiola. De acordo com dados obtidos pelo site e divulgados nesta quarta-feira (7), o treinador espanhol se comprometeu a trabalhar para o Manchester City quatro meses antes do anúncio oficial.

Segundo o artigo do Football Leaks reproduzido pelo jornal alemão "Der Spiegel", Guardiola e City concretizaram acordo no dia 10 de outubro de 2015, menos de dois meses depois do início de sua última temporada no comando do Bayern de Munique.

Em fevereiro de 2016, o clube inglês comunicou a saída do chileno Manuel Pellegrini ao fim daquela temporada, revelando Guardiola como o substituto na função.

Também segundo o Football Leaks, Pep recebeu 14,5 milhões de euros (R$ 62,4 milhões) em salários na primeira temporada com o City, e o valor subiu para 19 milhões de euros (R$ 81,8 milhões) no período seguinte.

Na última terça (6), véspera da partida contra o Shakhtar Donetsk, pela Liga dos Campeões, a entrevista coletiva de Guardiola foi bombardeada com perguntas sobre as revelações do Football Leaks, que acusa City e Paris Saint-Germain de realizarem movimentações financeiras fraudulentas para escapar do fair play financeiro da Uefa.

"Estou totalmente por fora dos negócios e de como eles (dirigentes) lidam com esse tipo de situação. Mas sou parte do clube e apoio o clube absolutamente", despistou o treinador.