Topo

Rebaixado, Paraná pode perder revelação que treinou com seleção e Neymar

Jhonny Lucas ao lado de Neymar: propostas para deixar o Paraná em 2019 - Arquivo pessoal
Jhonny Lucas ao lado de Neymar: propostas para deixar o Paraná em 2019 Imagem: Arquivo pessoal

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

13/11/2018 08h39

Principal aposta da diretoria do Paraná Clube para fazer caixa, o meia Jhonny Lucas viveu dias de sonho ao integrar o grupo de treinamentos da seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Arábia Saudita, a convite da comissão técnica. Entretanto, na semana em que o Brasil enfrentará Uruguai e Camarões, a realidade bateu a porta do jogador, que vive a experiência do rebaixamento na Série A com o clube que o revelou. “O ambiente é outro. Muito mais alegre do que eu tava vivendo aqui. Feliz entre os jogadores, a conversa era outra”, contou.

Em conversa com o UOL Esporte, Jhonny Lucas deixou no ar a ideia de se transferir de clube ao final da temporada. “Não digo um passo para trás, mas como eu joguei esse ano muito tempo na Série A, acho que a Série B muda um pouco. Não quero sair da Série A. Vamos ver o que vem na frente”, disse o jogador, que já teve sondagens do Arsenal, da Inglaterra. A reta final do Brasileirão é a chance de ganhar rodagem, para ele e para jogadores jovens que estão no Paraná: “Tava falando com amigos que eram da base que agora é hora de mostrar. Que vai ter oportunidade de mostrar o futebol”.

A ambientação com Tite, Neymar e os jogadores da seleção foi a melhor possível, de acordo com o garoto de 18 anos, cujo contrato com o Paraná vai até 2020. “Aprendi muito, uma experiência muito boa, fiquei muito feliz de participado com eles lá. Negócio de posicionamento, colocar velocidade no tempo certo, tô tentando colocar aqui. O futebol é muito mais rápido e mais compactado. Fiquei animado, o jogo é mais difícil é um desafio”, comentou. Jhonny foi convocado pela Seleção Sub-20 que enfrenta a Colômbia em dois amistosos preparatórios para o torneio Sul-Americano da categoria, no Chile, em janeiro. Ele desfalca o Paraná contra o Atlético-MG.

A presença com a Seleção não conta como uma convocação. Mesmo assim, os dias foram inesquecíveis para o menino. “Me emocionei bastante. Nunca imaginei estar com meus ídolos. O Tite me passou confiança, me deu liberdade. Me deixaram à vontade, parecia que eu tava em casa. Timidez, no começo. Com o tempo fui conversando e me soltando”, contou, com o desejo de voltar em breve: “Eles agradeceram, eu agradeci, mas não teve nada combinado. Só deixei na minha cabeça que eu quero voltar lá, mas pra jogar.”

Jhonny Coutinho - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Com Phillipe Coutinho: experiência inesquecível para o garoto
Imagem: Arquivo pessoal

Jhonny Lucas nasceu em uma família pobre de Curitiba e teve de ser adotado para jogar na base do Paraná, onde se formou profissional e viveu o sonho de disputar a Série A neste ano. Foram 18 jogos e um gol marcado na elite nacional, na derrota por 2 a 1 para o Sport. “Não foi um dos melhores anos, né? No ano passado tive a felicidade de subir e infelizmente não foi dos melhores. Série A é muito difícil, quem não faz leva. A gente pecou muito nisso e acabou sendo rebaixado”, analisou.

O jogador ainda não sabe o futuro, mas revelou ter sondagens para deixar o Paraná na próxima temporada. “Tem um pessoal interessado sim”, comentou, sem dizer que clubes estão em sua procura. “Mas agora estou focado nos últimos pelo Paraná”.